[weglot_switcher]

Inflação: o que é, como é calculada e porque condiciona a economia

Nos últimos tempos, a inflação voltou a condicionar a vida dos consumidores. Importa assim perceber as causas da variação dos preços e como é calculado este indicador.
  • FILE PHOTO: A general view of a fruit and vegetable stand on a weekly market in Berlin, Germany, March 14, 2020. REUTERS/Annegret Hilse
9 Fevereiro 2024, 17h15

Tal como acontece em qualquer economia de mercado, os preços dos bens e serviços estão em permanente atualização. No entanto, se os preços de muitos bens ou serviços estiverem a aumentar no decurso de um período longo (doze meses, por exemplo), aí já podemos dizer que essa economia está a sofrer de inflação.

Nesta situação, recorda a plataforma ComparaJá.pt, “o valor do dinheiro desce; ou seja: com um euro compra-se menos do que anteriormente, e o poder de compra diminui”. Em Portugal e no resto da zona Euro, a inflação esteve em máximos históricos. Em março de 2023, Portugal registou uma inflação de 5,3%, o valor mais elevado desde 1994.

A nível europeu, a inflação foi a mais alta de sempre, cerca de 7,5%. Apesar de hoje já se encontrarem em tendência decrescente (apesar do ritmo lento com que descem) estes números continuam a preocupar consumidores e empresas e são um fator a ter em conta nas previsões económicas para este ano.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.