[weglot_switcher]

Itália pode perder primeiro-ministro a 4 de dezembro

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, sugeriu que poderá demitir-se caso perca o referendo marcado para o próximo dia 4 de dezembro. Em causa está a reforma constitucional do país.
  • Tony Gentile/Reuters
14 Novembro 2016, 17h32

Considero um grande privilégio ter servido este país durante dois anos e meio e estou muito orgulhoso com algumas das coisas que alcançámos”, referiu Renzi em jeito de despedida numa entrevista à Rádio Montecarlo.

“Se tiver que estar no Parlamento para fazer o que anteriores primeiros-ministros fizeram, devo dizer que não podem contar comigo. Só posso ser primeiro-ministro se puder mudar este país e a 5 de dezembro veremos o que acontece”, garantiu Renzi.

Matteo Renzi reconheceu hoje, novamente, que se equivocou ao personalizar esta reforma constitucional que contempla, entre outras medidas, a supressão da função legislativa do Senado.

Renzi lançou uma mensagem aos votantes: “É culpa minha o facto de ter personalizado este referendo. Este não é um voto de simpatia ou antipatia, é um voto para o país. Peço a todos aqueles que votam “não” por antipatia que reflitam”.

O primeiro-ministro italiano defende esta reforma porque permitirá “simplificar o país”. Caso vença o “não”, “os políticos nunca vão mudar e manterão os seus privilégios”, salientou.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.