[weglot_switcher]

Já há um portal imobiliário em Portugal a recorrer à inteligência artificial

O ChatGPT já chegou ao imobiliário: a APEMIP lançou um portal imobiliário que integra esta ferramenta de inteligência artificial de modo a facilitar as pesquisas por parte dos utilizadores.
14 Julho 2023, 17h23

A Associação dos Profissionais e Empresas de Medicação Imobiliária (APEMIP) lançou um portal imobiliário que integra diretamente o ChatGPT, de modo a ajudar os utilizadores a fazerem melhores pesquisas.

“O Casa Yes, portal imobiliário para profissionais da mediação, é o primeiro em Portugal a integrar diretamente a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT”, salienta a APEMIP, numa nota enviada, esta sexta-feira, às redações.

E explica que esta funcionalidade “permitirá aos utilizadores realizar pesquisas personalizadas de imóveis usando linguagem natural, e em qualquer língua, e de forma mais eficiente e intuitiva”.

Os interessados têm, então, primeiro, de se registar no portal Casa Yes e, depois, aguardar a receção de convite. Só após esse passo, estarão prontos para utilizar esta ferramenta de inteligência artificial.

O portal, convém explicar, iniciou a sua atividade  em maio com uma carteira de 90 mil imóveis “e todas as empresas presentes no portal tiveram de subscrever um código deontológico e de seguir um manual de boas práticas”, garante a APEMIP.

“O rápido avanço da tecnologia, a inteligência artificial está a transformar diversos setores e o mercado imobiliário não é exceção. O novo portal imobiliário Casa Yes promete revolucionar a forma de encontrar a casa dos seus sonhos, já que agora permite que se façam pesquisas avançadas de imóveis usando linguagem natural. No fundo, permitir pesquisar como se pensa. Estamos muito entusiasmados com o carácter inovador desta ferramenta, e acreditamos que poderá ter um impacto muito positivo no setor”, sublinha Bruno Coelho, diretor de operações deste portal.

Esta ferramenta é lançada, por um lado, num momento de grande entusiasmo em torno das potencialidades da inteligência artificial e, por outro, numa altura marcada por uma crise no mercado de habitação. Tanto que o Governo lançou um pacote de respostas, que inclui subsídios a fundo perdido, mas, segundo várias vozes, encontrar casa continua a ser difícil, sobretudo nas maiores cidades portuguesas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.