Juncker: “Precisamos de uma maior proteção das nossas fronteiras externas”

O presidente da Comissão Europeia apelou à unidade europeia e no último discurso sobre o Estado da União. Leia aqui as frases chave da sua intervenção.

Jean Claude Juncker

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apelou à unidade europeia e no último discurso sobre o Estado da União deixou vários recados sobre as ameaças internas e os desafios externos. Eis algumas das frases-chave da sua intervenção, que decorre ao longo da manhã desta quarta-feira.

“Não iremos militarizar a União Europeia [UE], aquilo que pretendemos é tornar a Europa mais forte.”

“O que interessa aos cidadãos da Europa é que os gigantes tecnológicos paguem impostos. Os eleitores querem que esta proposta seja legislada e têm toda a razão.”

“Temos que acabar com a mudança da hora e os Estados-membros têm que tomar essa decisão: se pretendem viver no horário de verão ou no horário de inverno”

“Não aceito que a Comissão seja responsabilizada por todas as dificuldades [sobre a crise migratória]”

“Precisamos de uma maior proteção das nossas fronteiras externas”

“O reenvio de imigrantes ilegais deve ser acelerado”

“Pedimos ao governo britânico que compreenda que não pode ter a mesma posição privilegiada de que se fizesse parte da UE”

“O Reino Unido será sempre um parceiro muito próximo”

“Devemos poder decidir em matéria de política externa europeia por maioria qualificada”

“A diplomacia europeia deve ser uma, e a nossa solidariedade multilateral plena”

“Os acordos de justiça da UE não são uma opção, mas uma obrigação”

“Gostaria que disséssemos não aos nacionalismos”

Ler mais
Relacionadas

Assista aqui em direto ao discurso de Juncker sobre o Estado da União

A oito meses das eleições europeias de maio de 2019, o Parlamento Europeu vai debater o estado da União Europeia (UE) com o presidente da Comissão, que fará o seu quarto e o último discurso sobre o estado da mesma.

Juncker vai propor criação de uma polícia costeira comum

Segundo a agência de notícias espanhola Efe, que teve acesso ao rascunho da intervenção do presidente da Comissão Europeia, este vai propor uma polícia comunitária costeira, que permita que as autoridades nacionais tenham apoio da CE no terreno.

Juncker faz hoje o último discurso sobre o estado da União

O discurso sobre o estado da União deste ano reveste-se de especial importância não apenas por ser o último discurso do luxemburguês à frente da Comissão, mas também porque é o ultimo antes das eleições europeias.
Recomendadas

Conclusões de Tancos vão ditar futuro da PJ Militar

Alegado envolvimento e comprometimento da investigação a Tancos pela PJ Militar desagrada a todos os partidos. Deputados aguardam encerramento da comissão de inquérito para proporem mudanças. Existência dessa entidade pode ser reconsiderada.

Presidente de Angola atribui 58 milhões de euros para criar 500 mil empregos até 2021

Segundo os mais recentes dados do INE, referentes a 2018, a que a Lusa teve acesso sábado, a taxa de desemprego em Angola situa-se nos 28,8%.

Sérgio Moro em Portugal para debater Justiça e Segurança no Fórum Jurídico de Lisboa

“O tema da Justiça e Segurança é extraordinariamente importante para a parte brasileira”, referiu à Lusa o professor catedrático, presidente do ICJD e coordenador científico do CIDP, Carlos Blanco de Morais, um dos três elementos da coordenação científica do VII Fórum Jurídico-Científico.
Comentários