[weglot_switcher]

Llorente y Cuenca investe mais de 180 mil euros em startup colombiana

O braço de investimento de capital de risco do grupo de comunicação e relações públicas espanhol financiou a WeKall.
14 Março 2024, 12h22

O grupo Llorente y Cuenca (LLYC), através do seu braço de capital de risco, fez um investimento de 200 mil dólares (aproximadamente 182 mil euros) na startup colombiana WeKall. Este foi o primeiro financiamento da empresa de comunicação e relações públicas na América Latina e contou também com a participação dos fundos Carao Ventures, Imagine Ventures, Prodigio Capital e Rockstart.

“Esta aliança estratégica não é apenas um testemunho da nossa força e proposta de valor, mas é também um catalisador crucial para a nossa ambição de expansão internacional”, disse o cofundador e CEO da WeKall. “Vamos acelerar significativamente o nosso crescimento e reforçar a nossa presença nos mercados de língua espanhola”, referiu Felipe Sánchez.

A WeKall desenvolve e comercializa software de chamadas telefónicas para contact centers de apoio a cliente ou departamentos administrativos e financeiros das empresas. Através da tecnologia, como inteligência artificial, a startup transforma conversas em dados e cria relatórios informativos para melhorar o atendimento e a experiência do/ao cliente.

A solução na nuvem (cloud) tem “capacidade de analisar sentimentos, identificar palavras-chave nas conversas e fazer o seguimento dos guiões das equipas de vendas e de atenção ao cliente”, de acordo com os novos investidores. Integra-se em aplicações como HubSpot, Microsoft Teams, Zendesk, entre outras.

“Procuramos investir em empresas onde estamos confiantes de que podemos acrescentar um grande valor ao desenvolvimento das suas atividades e promover o seu crescimento. No caso da WeKall, acreditamos que a sua ferramenta melhorará de forma exponencial a experiência do cliente e sofisticará o canal de televendas, tirando partido da sua tecnologia de inteligência artificial”, comentou o diretor geral da LLYC Venturing e diretor de Estratégia de Inovação Global da LLYC, Ibo Sanz.

Fundada em 2020, por dois irmãos empreendedores colombianos, Felipe e Julián Sánchez, a WeKall tem sede em Cali. No final de 2022, a WeKall fechou uma ronda de investimento pré-seed (inicial) no valor de 1,5 milhões de dólares (na ordem dos 1,4 milhões de euros), mas o principal movimento da empresa foi em janeiro deste ano: a aquisição da empresa mexicana Sirenna AI, que a fez entrar no mercado de telecomunicações do México, principalmente em cidades como Cidade do México e Monterrey.

A LLYC Venturing tem um envelope de cinco milhões de euros para tickets de investimento entre 50 mil a 500 mil euros em tecnologias do sector da comunicação e do marketing digital.

“Enquanto corporate venture capital, fornecemos muito mais do que capital às nossas empresas participadas. Facilitamos o acesso aos nossos mercados, tornando a internacionalização mais eficaz e evitando que sejam cometidos erros. Colocamos à sua disposição o talento dos nossos profissionais para o acompanharem nos desafios que vai enfrentar. Ao incluirmos o seu produto nas nossas propostas aos clientes, abrimos-lhes as portas da nossa força comercial”, sintetiza o diretor de Investimentos da LLYC Venturing, Javier Gibert.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.