Nos primeiros seis meses do ano, os resultados líquidos da Corticeira Amorim totalizaram 34,2 milhões de euros, menos cerca de 15% em relação aos 40,3 milhões obtidos no mesmo período do ano passado, segundo adianta o grupo em comunicado à CMVM.
Do mesmo modo, o volume de negócios foi de 391,6 milhões de euros, uma queda de 5% face ao período homólogo 2019. “Apesar de atividade industrial se ter mantido quase em pleno ao longo do semestre, a intensificação da crise sanitária e as medidas implementadas pelos diferentes países para dar resposta à Covid-19, tiveram um impacto negativo no volume de negócios de todas as unidades de negócio (UN) no segundo trimestre do ano”, refere o comunicado.
O EBITDA consolidado da Corticeira Amorim atingiu os 65,9 milhões de euros, um decréscimo de 3,4% face ao período homólogo do ano passado, decréscimo inferior, salienta o grupo, à queda de vendas. Registou-se uma melhoria do rácio EBITDA/Vendas para 16,8% (16,6% no período homólogo), “refletindo em grande medida, a diminuição do preço de consumo das matérias-primas, os aumentos de preços de venda e os ganhos de eficiência operacional, que mais que compensaram a quebra do volume de negócios e o crescimento dos custos operacionais (em particular gastos com transportes e reforço de imparidades)”.
Por unidade de negócio (UN), a UN Rolhas, responsável por 72% das vendas consolidadas da Corticeira Amorim, caíram 5,4% para os 279,6 milhões de euros. A UN Revestimentos foi a única a registar um crescimento de vendas no semestre (5%), confirmando a tendência positiva verificada início do ano: 58,9 milhões de euros. As UN Aglomerados Compósitos, Matérias-Primas e Isolamentos apresentaram quedas de vendas de 5,9%, 6,3% e 14,3%, respetivamente, face ao período homólogo.
A UN Rolhas foi “sobretudo penalizadas pela quebra do consumo de vinho no canal HoReCa e pelo encerramento temporário de alguns dos seus clientes, particularmente na região de Champagne e Cognac. Os segmentos de rolhas para vinhos espumosos (-12%) e para bebidas espirituosas (-7%) foram os que sofreram maiores correções. O segmento de rolhas para vinhos tranquilos mostrou uma maior resiliência (-2%), destacando-se as rolhas Neutrocork que apresentaram um crescimento de vendas de 13%”.
Ainda segundo o comunicado, no final do semestre em referência, a dívida remunerada líquida ascendia a 115,6 milhões de euros. A Assembleia Geral de Acionistas, realizada no dia 26 de junho de 2020, aprovou a distribuição de um dividendo bruto de 0,185 euros por ação, pago no dia 20 de julho.
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