[weglot_switcher]

Lucros da Greenvolt afundam 93% em 2023

EBITDA das grandes centrais disparou mais de 400%, mas não compensou o impacto negativo da queda dos preços da biomassa no Reino Unido.
26 Março 2024, 21h05

Os lucros da Greenvolt afundaram 93% em 2023 para 1,2 milhões de euros, anunciou hoje a energética. No ano passado, o EBITDA atingiu 103,1 milhões de euros, 3% acima do registado em período homólogo.

A quebra no resultado deveu-se ao segmento biomassa e estrutura cujo EBITDA recuou 39% para 57 milhões de euros impactados negativamente pela queda de preços no Reino Unido.

“Os resultados do segmento de biomassa sustentável continuaram a ser impactados principalmente pelo nível de preços no Reino Unido, que foram, em média, 53% mais baixos em 2023 (95,3£/MWh), em comparação com 2022 (204,3£/MWh)”, segundo a empresa.

Em sentido contrário, seguem as grandes centrais de energias renováveis (utility scale), cujo EBITDA disparou mais de 400% para mais de 51 milhões de euros.

“Estes resultados foram principalmente impulsionados pelas vendas de energia e green certificates dos ativos em operação, que continuam a ser uma base sólida para a estabilidade dos resultados do segmento, e pela contribuição da venda de ativos desenvolvidos e construídos durante o ano”, de acordo com a companhia que também destaca as compras das empresas Augusta Energy e subsidiárias e da Actualize.

A energética liderada por João Manso Neto destaca o “crescimento substancial no segmento Utility-Scale, principalmente devido às vendas de ativos na Polónia e ao reconhecimento das margens subjacente, ajudou a contrariar o impacto da diminuição dos preços da eletricidade no Reino Unido entre 2022 e 2023, que afetou o EBITDA do segmento de Biomassa. Além disso, o EBITDA do segmento de Utility-Scale também compensou os custos de expansão e os esforços para consolidar a plataforma no segmento de Geração Distribuída”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.