[weglot_switcher]

Lucros da Navigator sobem 8% para 225 milhões de euros

A companhia papeleira investiu mais de 200 milhões de euros em 2018 com a concretização do plano de crescimento e desenvolvimento, que inclui a nova fábrica da tissue em Cacia, o aumento de capacidade da pasta na Figueira da Foz, e a reconversão da fábrica em Setúbal.
13 Fevereiro 2019, 07h58

A Navigator registou uma subida de 8% dos lucros para 225 milhões em 2018 face a período homólogo. O volume de negócios da companhia subiu 3,3% para 1.692 milhões de euros, com os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) a aumentar 13% para 455 milhões de euros.

A evolução positiva destes indicadores deve-se à melhoria dos preços. “A evolução muito favorável dos preços permitiu compensar a perda de volume disponível para venda devido às paragens de produção programadas e não programadas”, segundo o comunicado da companhia.

Já o EBITDA recorrente, excluindo impactos não recorrentes relativos à venda do negócio de pellets e taxas anti-duping, seria de 460 milhões de euros (+14%) e margem EBITDA/vendas de 27,2%.

Em 2018, o investimento totalizou 216,5 milhões de euros com a concretização do plano de crescimento e desenvolvimento, que inclui a nova fábrica da tissue em Cacia, o aumento de capacidade da pasta na Figueira da Foz e a reconversão da PM3 em Setúbal”, afirma a papeleira.

A forte geração de “cash flow” permitiu a redução da dívida líquida em 10 milhões de euros par 683 milhões de euros, e um pagamento de dividendos no montante de 200 milhões de euros.

Já o programa de redução de custos M2 continuou a gerar poupanças significativas de 21 milhões de euros.

No quarto trimestre, houve paragens da produção na fábrica da Figueira da Foz, devido ao furacão Leslie que atingiu Portugal em outubro, e na fábrica de papel de Setúbal, reconversão da PM3, “reduziu os volumes disponíveis para venda”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.