[weglot_switcher]

Lusiaves e Startup Leiria lançam programa de aceleração para empresas do sector agroalimentar  

O “Test4Food”, no âmbito de uma ‘test bed’, tem candidaturas abertas até ao próximo dia 18 de março.
20 Fevereiro 2024, 11h05

Daqui a menos um mês, arranca um novo programa de aceleração para pequenas e médias empresas (PME) e startups do sector agroalimentar, o “Test4Food”. Organizado pela Startup Leiria e Lusiaves, tem as candidaturas abertas até 18 de março de 2024 e começa logo três dias depois.

Focado em tecnologias como a Inteligência Artificial, robótica, Internet das Coisas, Big Data e conectividade, o Test4Food procura PME e startups do sector primário e indústria agroalimentar, nomeadamente agricultura e economia circular que pretendam melhorar os modelos de negócio.

Para oferecer tem um conjunto de ferramentas digitais para que consigam ultrapassar o “vale da morte” (expressão dada à fase early stage em que a maioria das startups tende a falhar), a testar e a validar os seus novos produtos e serviços digitais na infraestrutura da Lusiaves. No total são mais de trinta serviços necessários para o desenvolvimento do seu negócio.

“Durante oito semanas, vão efetuar testes e experimentação tecnológica e receber consultoria de negócio sobre desenvolvimento de software, provas de conceito, testes bioquímicos, sensorização e automação, e Indústria 4.0”, detalha a organização do Test4Food, no âmbito de uma test bed.

“A digitalização do setor agroalimentar é fundamental para o futuro desta indústria, essencial para o dia-a-dia e sustentabilidade de Portugal e da Europa. Com o Test4Food, abrimos portas para empresas inovadoras, facilitando o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios que irão revolucionar o setor”, afirma o CEO da Startup Leiria.

Vítor Ferreira acrescenta: “O programa permite que as empresas melhorem as operações existentes, mas também incentiva a criação de soluções disruptivas que abordem questões críticas como sustentabilidade, segurança alimentar e rastreabilidade. Ao integrar-se no Test4Food, as empresas terão a oportunidade de liderar a transformação digital no setor agroalimentar, estabelecendo novos padrões de excelência e inovação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.