[weglot_switcher]

Madeira: Deputados reclamam majoração do financiamento da Universidade da Madeira

Nuno Maciel frisou que atualmente a UMa recebe do Orçamento do Estado 13 milhões de euros e despende 16,5 milhões apenas em recursos humanos.
15 Junho 2021, 13h42

É consensual. Os deputados dos diversos partidos na Assembleia Legislativa Regional a Madeira defendem uma majoração do financiamento por parte do Governo da República à Universidade da Madeira (UMa).

A discussão foi proposta pelo PSD no âmbito de um projeto de proposta de lei à Assembleia da República que prevê a majoração do financiamento quer da Universidade da Madeira, como também da Universidade dos Açores.

O deputado social-democrata Nuno Maciel referiu que a majoração é necessárias nas duas universidades face aos sobrecustos com a insularidade.

No entanto, Nuno Maciel vincou que “não percebe” a razão de a Universidade dos Açores receber em média mais cinco milhões de euros anualmente do que a instituição de ensino superior madeirense, já que a Universidade dos Açores “tem menos  alunos do que a UMa e apresenta um quadro de decréscimo de estudantes desde 2015”.

“Mais quatro milhões de euros seria o valor mínimo que a UMa deveria auferir, mas o Ministério não transfere, e ainda arredou a nossa universidade de concorrer a projetos científicos, de modernização administrativa e digital”, salientou.

Nuno Maciel frisou que atualmente a UMa recebe do Orçamento do Estado 13 milhões de euros e despende 16,5 milhões apenas em recursos humanos.

O deputado do CDS (partido que suporta o Governo) António Lopes da Fonseca fez questão de sublinhar que neste momento aquilo que é transferido para a UMA é apenas 1,5% da verba total para as universidades, quando a Região representa 2,5% da população portuguesa.

“O correto é que nos transferissem 2,5%. Só por aí a Região receberia mais oito milhões de euros ao longo dos anos”, referiu.

O deputado do PS (maior partido da oposição) Rui Caetano disse que os socialistas iriam aprovar “sem qualquer hesitação” esta proposta, considerando a majoração para a UMa “justa e necessária”.

Já os outros dois partidos da oposição, PCP e JPP (Juntos pelo Povo). questionam se após a votação deste diploma na Assembleia regional, o sentido de voto será o mesmo na Assembleia da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.