[weglot_switcher]

Madeira: PS propõe baixa do IVA e dos custos dos fatores de produção para tornar agricultura mais resiliente

O líder da bancada parlamentar do PS referiu que o aumento dos custos dos fatores de produção é “um problema grave que pode pôr em causa a sustentabilidade deste setor”. 
29 Novembro 2021, 18h00

A redução das taxas do IVA e uma nova estratégia que conduza à baixa dos custos dos fatores de produção, de forma a tornar o setor produtivo mais eficiente e resiliente, foram algumas das medidas defendidas esta segunda-feira, 29 de novembro, pelo Grupo Parlamentar do PS-Madeira.

Os socialistas deram início ao roteiro ‘Grupo Parlamentar do PS em contacto com a População: Compromissos e Soluções’, iniciativa que arrancou sob a temática “Resiliência do Setor Produtivo – Medidas para fazer face ao aumento dos preços e escassez dos fatores de produção”.

Neste âmbito, os deputados visitaram uma exploração de agricultura biológica no vale dos Socorridos, momento aproveitado para perceber as dificuldades por que passam os agricultores e para apresentarem soluções para os problemas.

O líder da bancada parlamentar do PS referiu que o aumento dos custos dos fatores de produção é “um problema grave que pode pôr em causa a sustentabilidade deste setor”.  Rui Caetano salientou que os apoios do Governo Regional e da União Europeia aos produtores terão de continuar, mas considerou que o Executivo madeirense “deve ir ainda mais além”.

O deputado salienta que urge que o Governo Regional reduza o IVA e não continue a “se desculpar nem a encontrar formas de mentir e enganar os agricultores”, frisando que o Executivo tem poder autonómico e condições financeiras para tal, porque vai receber milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência, verbas que “poderão ser canalizadas para a redução do IVA, de forma a que os agricultores e os consumidores consigam sentir que os preços estão mais acessíveis e vão mais ao encontro da realidade da nossa população e da nossa realidade económica”.

Além dos apoios, Rui Caetano frisou que é preciso repensar o setor. “É preciso uma estratégia regional, de forma a que o setor produtivo dependa cada vez menos dos fatores de produção externos” e sejam rentabilizados os nossos recursos. “Se nós reduzirmos os fatores de produção externos, estaremos a reduzir custos e isso depois vai se refletir no preço dos produtos”, declarou.

O líder parlamentar do PS defendeu também mais formação aos agricultores, para que estes tenham conhecimento de novas técnicas e não seja necessário o recurso aos fatores externos de produção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.