[weglot_switcher]

Madrid: como um congresso médico vai derrotar receitas da Liga dos Campeões

Embora o estádio Wanda Metropolitano possa receber um total de 66.496 adeptos, a festa acontece num único dia. O congresso médico, onde se vai falar de oncologia, tem a duração de cinco dias, onde são esperados 25 mil profissionais desta área.
15 Maio 2019, 07h35

O congresso anual da Sociedade Europeia de Medicina Oncológica (ESMO, na sigla inglesa) só vai acontecer no próximo ano mas a Câmara Municipal de Madrid já fez as contas e prevê que este congresso médico renda mais dinheiro à cidade do que a final da Liga dos Campeões, que acontece no próximo dia 1 de junho.

Este congresso atrai 25 mil profissionais da área oncológica de todo o mundo e Madrid estima um impacto direto de 65 milhões de euros nas contas do Estado espanhol. Já a final da Liga dos Campeões, onde o Liverpool vai defrontar o Tottenham, estão previstos lucros de 56 milhões de euros.

Ainda que uma final no contexto futebolístico consiga gerar muito dinheiro, os congressos médicos conseguem ter uma rentabilidade ainda maior, e atualmente é um mercado cada vez mais disputado pelas cidades europeias.

Madrid conseguiu subir ao terceiro lugar do pódio no ranking da International Congress & Convention Association (ICCA). A escalada do sétimo para terceiro lugar permitiu a Madrid ultrapassar Barcelona, Berlim e Lisboa, sendo um dos mais desejados para a realização de congressos. Segundo os dados do ICCA, a capital espanhola organizou 165 congressos internacionais durante o ano passado.

“A Liga dos Campeões é um grande evento que dá muita visibilidade a uma cidade, mas os congressos médicos, ainda que não gerem tanto barulho, têm um impacto económico direto tremendo”, afirmou o diretor de turismo de Madrid, Miguel Sanz.

De acordo com os dados de turismo espanhol, o número de visitantes de negócio a Madrid chega a ascender a um milhão. Este valor representa 11% do mercado turístico de Madrid, sendo que o impacto económico consegue superar 1,1 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.