[weglot_switcher]

Marina de Vilamoura escolhida como a melhor a nível internacional

A marina algarvia tem 825 postos de amarração para embarcações até 60 metros de comprimento, dispondo de um estaleiro, centro de treino de alta competição. Desde maio que pertence a um grupo de investidores nacionais liderado por João Brion Sanches e à Arrow Global.
20 Setembro 2021, 13h10

A Marina de Vilamoura foi distinguida pela The Yacht Harbour Association (TYHA) como melhor marina internacional de 2021. A sustentar a escolha está, segundo o comunicado, “não só o nível de serviços prestados mas também a qualidade das infraestruturas que coloca à disposição dos proprietários de embarcações”.

Em maio, a Marina de Vilamoura foi adquirida pelo fundo da Arrow e por um grupo de investidores nacionais liderado pelo João Brión Sanches. Sendo que a gestão dos empreendimentos é feita pela Norfin.

A Lone Star foi a vendedora da Vilamoura World (Lusotur). O negócio representou um co-investimento entre o grupo de investidores nacionais e o fundo da Arrow Global, que detém em Portugal a Norfin e a Whitestar Asset Solutions.

“A atribuição desta distinção da The Yacht Harbour Association, com o apoio da British Marine Federation, é resultado dos votos dos proprietários de embarcações, abrangendo centenas de marinas espalhadas pelo mundo inteiro com o nível máximo de ‘5 âncoras’”, refere a Vilamoura World em comunicado.

A Marina de Vilamoura tem atualmente 825 postos de amarração para embarcações até 60 metros de comprimento, dispondo de um estaleiro, centro de treino de alta competição, Wi-Fi, vigilância 24/24 horas e outras infraestruturas associadas à náutica de recreio.

Foi a primeira infraestrutura do género a nascer em Portugal, iniciou a sua atividade em 1974 e atualmente é um lugar de referência no panorama nacional da náutica de recreio, sendo a maior do País, com um estaleiro totalmente equipado e um centro de treino de vela de alta competição.

Durante 2021 a Marina de Vilamoura recebeu embarcações de 29 países. A envolvente da Marina de Vilamoura é ocupada por uma área comercial com cerca de 100 espaços de restauração, esplanadas e lojas mais variadas que originam um footfall anual de cerca de quatro milhões de visitas.

“A distinção da The Yacht Harbour Association, que muito nos honra, reflete a grande qualidade das infraestruturas que a Marina de Vilamoura coloca à disposição dos que nos visitam, não só para as embarcações e seus ocupantes, mas também pelo conjunto de serviços que é colocado à disposição ao nível da manutenção”, disse, em comunicado, Isolete Correia, responsável máxima da Marina de Vilamoura e administradora da Vilamoura World.

“A Marina de Vilamoura tem também uma vocação desportiva, sendo, fruto da parceria com a Vilamoura Sailing, um centro de treino de alta competição, atraindo velejadores de todo o mundo e tendo, em 2021, organizado regatas internacionais e de qualificação para os Jogos Olímpicos”, acrescentou Isolete Correia.

O comunicado dá conta que a Marina de Vilamoura aderiu, em 2008, ao Gold Award Scheme, programa promovido pela The Yacht Harbour Association, que atribui às marinas entre 2 a 5 âncoras, em função do nível de serviços e qualidade das infra-estruturas. Nesse mesmo ano, foi atribuída a classificação máxima de 5 Âncoras Douradas à Marina de Vilamoura.

Entre 2015 e 2017, a Marina de Vilamoura foi eleita, entre todas as marinas classificadas com 5 Âncoras, a melhor marina internacional do ano (categoria que contempla todas as marinas fora do Reino Unido). Por ser galardoada em três anos consecutivos, em 2017 foi-lhe atribuída a respetiva distinção: prémio “International Marina of Distinction 2015-2017”. Em 2019 foi novamente distinguida com prémio de melhor marina internacional do ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.