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Mercado ibérico faturou 21 mil milhões de euros no ano passado nas vendas a retalho de vestuário

Em causa está, de acordo com dados do Observatório Setorial DBK da Informa D&B, um crescimento homólogo de 15,9% no mercado ibérico e de 23,2% no mercado português.
7 Novembro 2023, 15h58

As vendas a retalho no sector do vestuário na Península Ibérica ascenderam a 21 mil milhões de euros no ano passado, com o mercado português a representar 3.850 milhões de euros.

Em causa está, de acordo com dados do Observatório Setorial DBK da Informa D&B, um crescimento homólogo de 15,9% no mercado ibérico e de 23,2% no mercado português.

Em Espanha, as vendas registadas no ano passado corresponderam a 17 150 milhões de euro, uma subida de 14,3% em relação aos números do ano passado.

Contudo, segundo o relatório, não obstante o crescimento registado nos dois mercados, os números ficaram abaixo dos níveis pré-pandemia.

“A redução do poder de compra das famílias, num contexto de inflação elevada e subida das taxas de juros, faz antever uma desaceleração do ritmo de crescimento do valor do mercado de distribuição de vestuário em Espanha e Portugal a curto prazo”, sublinha a Informa D&B numa nota de imprensa emitida a propósito da divulgação dos dados.

“Deste modo, para o final de 2023 prevê-se um crescimento de 5,6%, para os 22 170 milhões de euros, enquanto no ano seguinte é expectável uma variação próxima dos 4%”, acrescenta o comunicado.

Segundo a Informa D&B, no ano passado existiam cerca de 54.200 lojas de vestuário e têxteis para o lar, um número que “tem mostrado uma tendência constante de diminuição, particularmente intensa desde a pandemia de Covid-19”.

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