[weglot_switcher]

Miguel Albuquerque ou Manuel António Correia? PSD Madeira vai hoje a eleições

Miguel Albuquerque lidera o executivo madeirense desde 2015 enquanto que Manuel António Correia tem também experiência governativa tendo em conta que foi secretário regional, com os pelouros do Ambiente e Recursos Naturais, em executivos liderados por Alberto João Jardim, entre 2000 e 2015.
21 Março 2024, 10h32

O PSD Madeira realiza esta quinta-feira eleições internas para decidir a liderança do partido, tendo como candidatos o atual líder Miguel Albuquerque que concorre com Manuel António Correia, que em 2015 também já se tinha candidatado à liderança dos sociais-democratas madeirenses.

Estas eleições internas surgem numa altura em que o Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP), presidido por Miguel Albuquerque, se encontra em gestão, na sequência das buscas realizadas a 24 de janeiro, e a aguardar a decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre se dissolve ou não a Assembleia Legislativa da Madeira e se convoca ou não eleições antecipadas na Região Autónoma.

Marcelo Rebelo de Sousa só tem essa opção disponível a partir de 24 de março, visto terem passado seis meses sobre as eleições regionais de 24 de setembro.

Se o Chefe de Estado decidir dissolver o parlamento regional o atual executivo vai manter-se em gestão até às eleições antecipadas. Se Marcelo decidir não dissolver a Assembleia da Madeira o partido mais votado nas últimas eleições regionais (24 de setembro de 2023), neste caso o PSD, será chamado para indicar um novo executivo, conforme referiu o representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto.

Independentemente da decisão de Marcelo estas eleições internas do PSD Madeira devem decidir quem será o líder do executivo regional, se Marcelo não dissolver a Assembleia Regional, e definir quem será o candidato do PSD caso Marcelo decida convocar eleições antecipadas na Região.

Em 2015, Miguel Albuquerque e Manuel António Correia estiveram entre os candidatos à liderança do PSD Madeira, em eleições internas vencidas por Albuquerque.

Miguel Albuquerque tem liderado o executivo regional da Madeira desde 2015, altura em que atingiu maioria absoluta. Voltou a vencer as eleições regionais de 2019 mas foi preciso formar uma coligação pós-eleitoral com o CDS-PP para assegurar uma maioria absoluta na Assembleia Regional.

Desde 2019 que PSD e CDS-PP têm governado a Região. Nas eleições regionais de 2023 a coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições mas não obteve maioria absoluta por um deputado. O PSD necessitou de um acordo parlamentar com o PAN para assegurar a maioria absoluta no parlamento da Região. Este acordo parlamentar com o PAN juntou-se ao acordo governativo e parlamentar que o PSD e o CDS-PP já tinham.

Contudo o acordo entre PSD e CDS-PP Madeira acabou por chegar ao fim, em fevereiro, como já confirmaram os respetivos líderes regionais, Miguel Albuquerque e Rui Barreto.

Manuel António Correia tem também experiência governativa tendo em conta que foi secretário regional, com pelouros que abrangeram as áreas do Ambiente e Recursos Naturais, nos executivos liderados por Alberto João Jardim, entre 2000 e 2015.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.