[weglot_switcher]

Miguel Albuquerque reeleito presidente do PSD Madeira

Miguel Albuquerque foi reeleito líder do PSD Madeira com 2.246 votos contra 1.854 de Manuel António Correia.
21 Março 2024, 21h37

Miguel Albuquerque foi reeleito líder do PSD Madeira com 2.246 votos contra 1.854, num universo de 4.388 votantes inscritos, indicou o secretariado do partido.

As eleições internas decorreram entre as 17h30 e as 20h30, nas sedes concelhias e de freguesia do PSD espalhadas pelos 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira, sendo que 4.388 militantes estavam em condições de votar, num total superior a doze mil.

Atualmente Albuquerque preside ao Governo Regional demissionário depois das buscas efetuadas a 24 de janeiro.

Albuquerque renunciou o cargo de presidente do executivo madeirense, que foi aceite pelo representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, na sequência das buscas efetuadas a 24 de janeiro, nas quais foi constituído arguido, e do PAN ter considerado que Albuquerque não tinha condições para se manter à frente do Governo Regional.

O Governo Regional da Madeira encontra-se em gestão.

O representante da República decidiu manter o executivo em gestão e o próximo passo vai depender da decisão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Se o chefe de Estado decidir dissolver o parlamento da Madeira e convocar eleições antecipadas na Região, opção que está disponível a partir de 24 de março (passados seis meses sobre as eleições regionais de 24 de setembro) o executivo vai manter-se em gestão até às eleições antecipadas. Se Marcelo decidir não dissolver o representante da República vai chamar o partido mais votado, neste caso o PSD, para formar um novo executivo.

Manuel António Correia já foi secretário regional com os pelouros do Ambiente e dos Recursos Naturais, em executivos presididos por alberto joão jardim, entre 2000 e 2015.

Albuquerque e Manuel António Correia tinham sido candidatos à liderança do PSD Madeira, em 2015, numas eleições que foram a segunda volta, tendo saído vencedor Albuquerque.

Na altura, Albuquerque derrotou Manuel António Correia, numa segunda volta, obtendo cerca de 63% dos votos, e manteve-se na liderança do partido até ao presente, recandidatando-se sempre sem oponente nas eleições internas.

Miguel Albuquerque, nascido a 4 de maio de 1961 (62 anos) e natural do Funchal, é advogado e tem no seu currículo político a presidência da Câmara do Funchal (1994-2013) e do Governo Regional da Madeira, desde 2015.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.