[weglot_switcher]

Ministros europeus debatem valorização dos profissionais de Saúde e escassez de medicamentos

Portugal foi representado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
  • médicos
    2 – Médicos de família e de clínica geral
24 Abril 2024, 19h10

Os recursos humanos na área da Saúde foram tema de abertura dos trabalhos da reunião informal de dois dias dos ministros da Saúde da União Europeia (UE), que terminou esta quarta-feira. Portugal foi representado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

“É com grande prazer que me junto a vós, hoje, pela primeira vez. Espero poder contribuir com minha experiência e minha dedicação para o avanço de iniciativas na área da saúde. Podem contar, também, com o meu compromisso para promover uma mais estreita colaboração a nível nacional e europeu”, afirmou Ana Paula Martins.

Segundo informação disponível no site do SNS, “os Estados-membros enfrentam uma crise de recursos humanos no sector da Saúde. A procura de cuidados clínicos tem vindo a aumentar devido a fatores como o envelhecimento da população e o aumento das doenças crónicas, levando à escassez de profissionais de saúde em todos os países da União”.

É necessário “criar condições de empregabilidade mais flexíveis e motivadoras, apoiar e congregar o espírito ético e profissional de todos os que trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e no sistema de saúde português são compromissos assumidos pelo XXIV Governo Constitucional”.

Portugal partilha “da prioridade da presidência belga da UE para o desenvolvimento de uma estratégia comunitária focada no planeamento, partilha de boas práticas e na formação dos profissionais de saúde”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.