[weglot_switcher]

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sinta o Aqueduto das Águas Livres na ponta dos dedos

As iniciativas no âmbito deste dia não se limitam a Lisboa, acontecem por todo o país. Mas aqui destacamos a primeira visita guiada ao Aqueduto de Lisboa em toda a sua extensão, a 18 de abril, às 18 horas. Não é todos os dias que isto acontece.
16 Abril 2024, 19h55

​O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios​​​​​​ comemora-se, todos os anos, a 18 de abril, data definida em 1982, pelo International Council of Monuments and Sites (ICOMOS). O principal objetivo desta iniciativa é sensibilizar os diversos públicos, através da realização de atividades, para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural.

Para 2024, o ICOMOS definiu como tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza”, num claro convite a refletir sobre o Património Cultural partilhado que emana desta convenção internacional, no ano em que celebra 60 anos, assim como sobre o papel que ainda desempenha na atualidade.

É neste âmbito que o icónico Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa, propõe, para assinalar este dia, uma visita guiada inaugural, pelas 18h00, que permitirá, pela primeira vez, percorrer o Aqueduto em toda a sua extensão. Com início no Vale de Alcântara, esta travessia, aérea e subterrânea, visa analisar o processo construtivo desta infraestrutura hidráulica, bem como explorar as tecnologias associadas à captação e distribuição de água no século XVIII.

O Aqueduto das Águas Livres é uma das principais obras promovidas pelo rei D. João V, que tornou realidade um sonho dos lisboetas: o abastecimento de água à cidade de Lisboa. A proposta partiu de Cláudio Gorgel do Amaral, administrador da cidade, e ficou concluída em 1748.

Além de ser uma ‘peça’ fundamental na história e no desenvolvimento urbano de Lisboa, tem ainda o mérito de ter sobrevivido sem danos ao terramoto de 1755, sendo, ainda hoje, uma das obras mais emblemáticas da capital portuguesa.

A iniciativa é da EPAL/Museu da Água, e requer reserva através do 218100215, ou mda.epal@adp.pt; ponto de encontro: receção do Aqueduto das Águas Livres, Calçada da Quintinha, 6, Lisboa
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.