[weglot_switcher]

Nova fábrica da Birkenstock não afeta fornecedores nacionais

O grupo alemão – que faturou quase 1,5 mil milhões de euros em 2023 – vai investir 15 milhões em Arouca e continuará a comprar aos fornecedores nacionais, não lhes diminuindo as receitas.
  • FILE PHOTO: A Birkenstock shoe shop is pictured in Dortmund August 27, 2013. REUTERS/Ina Fassbender (GERMANY – Tags: SOCIETY)/File Photo
28 Março 2024, 16h30

A marca de calçado alemã Birkenstock vai investir 15 milhões de euros para instalar em Arouca, a conselho da AICEP, uma unidade de produção que criará mais de 600 postos de trabalho diretos e na qual irá fabricar gáspeas. A nova unidade – que vem acrescentar o novo componente àquilo que a fábrica germânica já produzia em território nacional desde 2022 – não irá contudo afetar os fornecedores nacionais. Fonte da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) adiantou ao JE que “a nova unidade não substitui as compras aos fornecedores nacionais” – que assim não terão qualquer redução dos seus próprios negócios.

A nova unidade irá transferir as gáspeas produzidas em Portugal para uma nova fábrica a instalar na cidade alemã de Pasewalk. A fábrica germânica obrigará a um investimento da ordem dos 15 milhões de euros. Segundo dados avançados pela autarquia local à Lusa, a multinacional alemã – avaliada em mais de oito mil milhões de euros – adquiriu como filial a empresa unipessoal S&CC Portugal, que já operava no sector desde 2003 e que passará a chamar-se em breve Birkenstock Portugal.

A nova fábrica deverá ficar concluída até dezembro de 2024 e vai ocupar 13 mil m2 na Zona Industrial de São Domingos. Margarida Belém, a presidente socialista da Câmara Municipal de Arouca, referiu, citada pela agência, que “a captação deste investimento direto estrangeiro por parte do grupo económico Birkenstock resulta de vários fatores competitivos do país, da região e do concelho”. “Arouca é hoje parte ativa de um ecossistema de inovação e desenvolvimento empresarial assente nos domínios de especialização inteligente da sua região”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.