[weglot_switcher]

Novos voos da United entre Faro e Nova Iorque previstos para o verão foram cancelados

“No total, esta operação iria representar cerca de 25 mil lugares ida e volta distribuídos por 130 voos – isto é uma gota no oceano de voos e de lugares à partida de Faro… mas é uma gota cujo cancelamento representa um enorme balde de água fria por tudo aquilo que esta rota e esta companhia traziam para a região”, descreveu Pedro Castro, diretor da SkyExpert.
8 Abril 2024, 21h00

Em Outubro do ano passado, a United Airlines anunciou uma série de novos voos internacionais para este Verão, incluindo os primeiros voos diretos entre Nova Iorque e Faro, com quatro voos semanais operados pelos Boeing 757, programados para decorrer entre 24 de Maio e 23 de Setembro deste ano. A United anunciou agora que esta operação de 2024 para Faro se encontra cancelada.

“No total, esta operação iria representar cerca de 25 mil lugares ida e volta distribuídos por 130 voos – isto é uma gota no oceano de voos e de lugares à partida de Faro… mas é uma gota cujo cancelamento representa um enorme balde de água fria por tudo aquilo que esta rota e esta
companhia traziam para a região”, descreveu Pedro Castro, diretor da SkyExpert.

Por sua vez, a United Airlines refere que mantém o interesse em operar esta rota no Verão de 2025. Não tendo sido dada nenhuma justificação concreta, Pedro Castro levanta uma hipótese: “se havia necessidade de cortar algum voo operado pelos Boeing 757 devido à crise com os 737 MAX e com as entregas destes aparelhos que já afetou a Ryanair, a United poderia, por exemplo, ter optado por cancelar o segundo voo diário entre Nova Iorque e o Porto; no entanto, preferiu, como se vê, cancelar este novo destino. Isto corresponde ao
comportamento típico das companhias: em caso de dúvida, preferem consolidar o que já existe do que abrir novos destinos que requerem uma duplicação dos recursos e investimento”.

Com 277 aviões encomendados, a United Airlines é a companhia de lançamento dos Boeing 737 MAX 10, um avião cuja certificação e calendário de entrega ficaram comprometidos com a crise da versão MAX 9. “Estes são os aviões que irão substituir os Boeing 757 no futuro, mas talvez esse futuro tenha que aguardar um pouco mais”, previu Pedro Castro.

“Os turistas americanos têm tido um desenvolvimento notável no Algarve, mas sem um acesso aéreo direto e sem escalas, o seu crescimento torna-se mais difícil. Ter uma companhia americana a voar seria ainda melhor pelo domínio que têm do mercado e das vendas nos Estados Unidos”, sublinhou Pedro Castro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.