[weglot_switcher]

O bacalhau está inocente, mas é ‘culpado’ de mudanças de hábitos e costumes de populações inteiras

Fique a saber como a história do mundo está intimamente ligada à deste peixe, envolvendo exploradores, escravos e comerciantes, para além dos pescadores, naturalmente.
2 Março 2024, 18h00

Tem sido notado por alguns estrangeiros a curiosa incongruência de o prato nacional de Portugal ter como principal ingrediente algo que não existe no nosso país. Sendo obviamente verdade, não invalida que seja cá que se dá das utilizações culinárias mais deliciosas e variadas deste peixe que vive lá longe, nas águas frias do Atlântico Norte.

É a sua dieta favorita que torna a sua carne tão saborosa: capelim (cujas ovas são consideradas uma iguaria na gastronomia asiática) e arenque. As suas preferências incluem ainda caranguejos, lagostas, estrelas-do-mar e camarão. Ocasionalmente, dado que come tudo, engole botas velhas, bonecas, fiapos de lã e dentaduras humanas, havendo mesmo quem tenha asseverado, no início do século XVII, ter encontrado num estômago de bacalhau uma obra literária em três volumes; como estava intacta, terá sido doada à Universidade de Cambridge (pode ser uma história de pescador, mas é indiscutível que há livros intragáveis).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.