[weglot_switcher]

O Tomorrow chegou à Cidade BI4ALL

Dois dias de apresentações, debates, e muito networking: foi assim a terceira edição do Tomorrow’22 promovido pela empresa especialista em Data Analytics e Inteligência Artificial, BI4ALL, nos dias 15 e 16 de novembro.
21 Novembro 2022, 07h55

 

Um antigo armazém transformado num moderno espaço de trabalho, com vários ambientes, pensados para o trabalho, individual e colaborativo, mas também para momentos de networking e de lazer, é a imagem ideal para o Tomorrow is already here. O evento de dois dias contou com a presença de vários especialistas, assim como de clientes e parceiros da tecnológica portuguesa.

Dezenas de pessoas encheram o auditório da Cidade BI4ALL, a sede da empresa, aos quais se juntaram cerca de 800 pessoas via streaming. Mas, ou não fosse a inovação um dos pilares da BI4ALL, o acesso virtual ao evento permitia muito mais do que assistir às sessões, os participantes podiam também interagir com os oradores, aceder aos stands dos parceiros presentes ou colocar questões. Resumindo, uma experiência imersiva com total acesso ao Tomorrow’22 a partir de qualquer parte do mundo!

O pontapé de saída do evento foi dado por Carla Fonseca, CMO da BI4ALL, que deu o mote para o dia: The power of data! Foi a vez de José Oliveira, CEO da empresa, subir ao palco para falar da trilogia do sucesso: inovação, tecnologia e criatividade. Partindo do acrónimo VUCA (volatility, uncertainty, complexity, uncertainty) explicou a necessidade de uma nova mentalidade pós-covid.

“Depois do Covid tudo mudou. As variáveis são completamente diferentes: mais complexidade nos mercados e nas empresas” acrescentando “que hoje já não existem planos para um ano, no máximo três meses”. Isto exige, segundo o CEO, numa imagem muito vívida “reaprender a andar, ser calmo e paciente, ter um olhar próximo e pensar fora da caixa”.  E neste novo paradigma os dados são essenciais, mas é preciso ter consciência que dados não é conhecimento.

A apresentação de José Oliveira foi completada por Nuno Barboza, membro do Executive Board da BI4ALL, que afirmou que “são gerados diariamente 20 terabytes de dados para consumo público.” Levantando a questão de como se pode transformar os dados em conhecimento.

E seria esse o grande tema do primeiro dia: como tratar os dados de maneira a que estes sejam úteis no processo de tomar decisões. E foram vários os exemplos apresentados durante o dia. Sofia Couto da Rocha, do grupo Lusíadas Saúde, e Nicolas Gimenez-Stamminger, da CSL Vifor, destacaram a importância do uso de dados para os cuidados de saúde, mas também alertaram para a possibilidade do seu mau uso, sublinhando a importância da regulação.

Já Daniel Wicki, da Varo Energy, juntamente com Rui Gorgueira e Raúl Sardinha da BI4ALL, destacaram a necessidade da inovação tecnológica para dar utilidade aos dados. Outro dos pontos sublinhados na sessão “is it possible to survive without data analytics” foi a importância de uma relação de confiança entre as empresas de data analytics e os seus clientes.

Foram vários os casos práticos apresentados, de empresas de setores variados, como a EDP, a Transdev, a Mudum Seguros ou o Montepio até às gigantes tecnológicas como a Google, a IBM, a MicroStrategy e a Microsoft.

De destacar ainda, a apresentação de Luís Laginha, CGO da BI4ALL, sobre a importância de uma estratégia de nearshore para as organizações. Num momento onde cada vez mais organizações e pessoas confiam no trabalho remoto, continua a ser importante garantir alguma proximidade, não apenas física, mas também linguística e cultural. Uma estratégia nearshore garante a flexibilidade do trabalho remoto, sem descurar a proximidade.

O dia terminou com um momento de descontração, no lounge da Cidade BI4ALL, onde entre a música ao vivo, um artista de caricaturas, e um cocktail, onde foi possível aos participantes partilhar as experiências do dia.

 

O segundo dia do Tomorrow’22 teve como mote “Create the Future”. As boas-vindas ficaram a cargo de Andro Moreira e Hugo Pinto, Partners da BI4ALL, que partilharam algumas tendências de futuro.

O primeiro momento do dia ficou a cargo de Inês Lemos e de Rui Afeiteira, que falaram sobre a importância do talento para as organizações. Rui Afeiteira começou por afirmar a importância, não só de encontrar o talento certo, mas também de potencializar o talento dentro da organização. Inês Lemos referiu como a importância das soft skills tem vindo a crescer, e como estas devem ser usadas para potencializar as hard skills.

Outros dos temas em destaque neste segundo dia foi a evolução da nuvem e a importância de uma estratégia adequada a cada organização, de forma a democratizar o uso da análise de dados e da inteligência artificial.

Durante o dia foram apresentados vários exemplos de como o uso de estratégias adequadas de data analytics pode gerar conhecimento e nos processos de tomada de decisão dos mais variados campos, desde a gestão de eventos, até à automação, passando pela organização de documentos.

O Tomorrow’22 foi encerrado pela Escola 42, a escola de programação que abriu em Portugal há dois anos, da qual a BI4ALL é mecenas desde o seu início. Este projeto internacional já concorre com as melhores universidades do mundo e só no ano passado em Portugal recebeu mais de 30 mil candidaturas. Pedro Santa Clara, diretor da Escola 42 Lisboa e da Escola 42 Porto, começou por explicar o projeto educativo, que aposta na responsabilidade dos alunos, na sua capacidade de resolução de problemas, assim como no processo de aprendizagem com os seus pares e mentores. Pedro Santa Clara sublinhou a importância da relação próxima com as empresas (a Escola 42 é completamente financiada pelas empresas parceiras), garantido assim uma constante pressão para inovar. A apresentação terminou com o testemunho de dois alunos da Escola 42, vencedores do Hackathon da BI4ALL em parceria com a escola.

Esta foi a terceira edição do Tomorrow, um evento promovido pela BI4ALL para partilhar experiências e insights, com o objetivo de dar a conhecer a inovação no campo das tecnologias disruptivas, que permitem trazer o futuro para o presente.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a BI4ALL.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.