[weglot_switcher]

Parcerias Mercadona, vinhos de qualidade

Da região mais verde do nosso país, chega o vinho verde branco Castelo de Moinhos, produzido pela Sociedade Vinhos Borges, em exclusivo para a Garrafeira da Mercadona.
6 Outubro 2023, 07h52

Tão tipicamente português, com um sabor sublime e uma tradição que convida à boa companhia, os vinhos verdes são geralmente cítricos, com baixo teor alcoólico e um elevado nível de acidez “que é fundamental nos brancos e verdes e que se nota, desde logo, ao provar a uva diretamente do cacho. É a partir dessa acidez que se cria na boca a sensação de frescura, mas é também a acidez que confere alguma longevidade ao vinho”, refere Gil Frias, diretor comercial da Sociedade Vinhos Borges.

 Verdes, brancos e muito mais…

Sejam tintos, brancos, rosés, espumantes ou licorosos, a Garrafeira da Mercadona conta com fornecedores especialistas de Norte a Sul do País com os quais mantém relações a longo prazo que promovem um crescimento sustentável para oferecer as melhores soluções e a máxima qualidade até à última gota. A Sociedade Vinhos Borges é um bom exemplo dessa estreita parceria e, a esse respeito, refere Gil Frias que “a Mercadona tem um elevado nível de exigência, mas é a partir daí que se conseguem os melhores vinhos. É importante realçar que a qualidade começa na vinha e, além das nossas, trabalhamos também com cerca de 100 produtores da região. Temos também elevados parâmetros de exigência a nível de sustentabilidade, utilizamos garrafas de espessura reduzida, temos certificado de produção integrada nas nossas vinhas e preservamos a biodiversidade das nossas culturas ao manter a agricultura o mais sustentável possível.”

Longe vão os tempos em que os vinhos brancos só se vendiam entre junho e setembro. O seu pico de vendas é, efetivamente, por essa altura, mas são já bastante procurados no inverno. A variedade da gastronomia portuguesa permite que estes vinhos se mantenham nas ementas durante todo o ano. São, em geral, vinhos jovens que apresentam cores leves e aromas ricos, frutados e florais, dependendo das castas que lhes dão origem. Na boca, são harmoniosos, intensos e evidenciam uma grande frescura. O vinho verde branco Castelo de Moinhos da Mercadona, disponível também nas lojas da Mercadona nas Ilhas Canárias, em Espanha, é um vinho leve e fresco com um aroma frutado e notas cítricas acentuadas. Deve consumir fresco (6ºC/8ºC) e acompanha bem, preferencialmente, pratos frios como mariscos, saladas, entradas e canapés. Mas desengane-se quem pensa que este tipo de vinhos não acompanha bem alguns dos pratos mais típicos da gastronomia portuguesa; apesar das suas notas leves, é versátil e surpreende com estufados, peixe assado e até umas pataniscas.

Uma parceria que dura já desde 2019

A Vinhos Borges, com 138 anos de história, conta hoje com uma das unidades de produção mais modernas de Portugal e produz também espumantes para a Mercadona. A novidade de 2023 é um rosé que acaba de chegar às prateleiras: “Em parceria com a Mercadona, lançámos um espumante rosé bruto produzido de acordo com as especificidades definidas pelos clientes que esperamos que seja um sucesso, ao ser um produto tão específico e pensado ao detalhe. A nossa parceria com a Mercadona começou em 2019 e vai crescendo à medida que novas lojas da empresa vão abrindo, e o desafio é sempre fazer mais e melhor. Temos já uma nova colheita de vinhos em curso, já que, em geral, estes vinhos querem-se jovens, mas se fizermos as contas, para a Mercadona, vendemos 80% de vinho verde branco e 20% espumantes, e esse é rumo a seguir.”

 

Este artigo é da autoria da Mercadona.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.