[weglot_switcher]

PCP acusa executivo da Madeira de fazer jogo de sombras no Orçamento Regional

O PCP alertou para as reduções que existem nas funções sociais, na saúde, e na habitação.
20 Janeiro 2020, 11h10

O PCP diz que o Governo da Madeira está a fazer um jogo de sombras no Orçamento Regional, ao não mostrar o que é o Orçamento e as respetivas atenções a que dá o documento.

O deputado do PCP, Ricardo Lume, diz que apesar de existir uma redução no Orçamento Regional, de 23% para 21%, para os encargos da dívida este valor ainda é elevado.

“Temos uma redução efetiva nas funções sociais nos 6%, na saúde de 13%, na habitação de 17%. São os mapas entregues pelo Governo do Orçamento”, afirmou o deputado do PCP, durante a discussão do Orçamento Regional e do Plano e Programa de Investimentos e Despesa de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (PIDDAR), que decorre na Assembleia Legislativa da Madeira.

Ricardo Lume abordou ainda as verbas alocadas para a valorização das carreiras, e alertou para a necessidade de fixação de profissionais de saúde na Madeira. “Temos um aumento de 37 milhões de euros mas despesas globais com o pessoal tem aumento de 28 milhões de euros”, disse.

O deputado do PCP referiu que ou se tem contratação para a função pública inferior às saídas, ou então as contas não batem certo.

“Há menos dinheiro para fazer face às necessidades atuais de recursos e para contratar mais trabalhadores”, defendeu o deputado do PCP.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1136″ slug=”parlamento-da-madeira-1″ thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/parlamento-da-madeira-1/thumbnail?version=1573662702424&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.