[weglot_switcher]

PCP avança com lei de programação de investimento para os estabelecimentos do SNS

“Fruto do subfinanciamento crónico do SNS, muitos hospitais e centros de saúde estão confrontados há vários anos com a necessidade de fazer investimentos”, alertam os deputados comunistas, propondo uma lei de programação plurianual de investimento.
22 Janeiro 2019, 15h45

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) entregou ontem na Assembleia da República um projeto de lei que “estabelece a programação plurianual de investimentos para os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitindo a melhoria da prestação de cuidados de saúde e da resposta pública”.

“Fruto do subfinanciamento crónico do SNS, muitos hospitais e centros de saúde estão confrontados há vários anos com a necessidade de fazer investimentos, quer na área dos equipamentos, quer ao nível das infraestruturas/edificado e outros investimentos, nomeadamente para sistemas de informação”, destaca o texto de exposição de motivos do projeto de lei.

“A escassez de financiamento atrasa e, em alguns casos, impede a renovação de equipamentos, muitos dos quais em funcionamento muito para além do tempo de vida útil e que serve de justificação para encaminhar uma grande parte dos exames de diagnóstico para as clínicas e hospitais privados. Assim como não permite uma redução significativa dos tempos de espera, seja nas consultas da especialidade seja das cirurgias. E impede a requalificação do edificado ou até a construção de novas unidades de saúde”, lamentam os deputados comunistas.

“A necessidade de construção de novos hospitais não se limita aos hospitais inscritos em sede de Orçamento do Estado – Seixal, Évora, Lisboa, Barcelos -, há vários anos que o hospital do Algarve necessita ser substituído por novas instalações. Para além da construção de novas instalações, há hospitais que precisam de ser ampliados e requalificados, tais como o Centro Hospitalar Gaia/Espinho, o Hospital de Beja, o Hospital de Santo Tirso, Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, entre outros. As necessidades de requalificação do edificado ou construção de novas instalações não são exclusivas dos hospitais, também nos cuidados primários de saúde se registam inúmeras carências”, indica o texto.

“Assim como são visíveis as dificuldades na substituição dos veículos, elementos essenciais para a prestação de cuidados de saúde de proximidade, designadamente na área dos cuidados domiciliários”, prossegue. “É, pois, com o objetivo de melhorar a qualidade e a segurança na prestação de cuidados, ao nível dos cuidados primários e dos cuidados hospitalares, e as condições de trabalho dos profissionais de saúde que o PCP apresenta o presente projeto de lei”.

“O projeto de lei instituiu a programação plurianual de investimentos nos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde, nos quais estão incluídos os investimentos na construção, requalificação do edificado, aquisição e renovação de equipamentos, dos sistemas e tecnologias de informação e veículos. A iniciativa legislativa prevê ainda o financiamento e o modo de programação das medidas contempladas no programa plurianual de investimentos”, conclui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.