[weglot_switcher]

Plano de retoma económica desenhado por António Costa e Silva recebeu mais de 700 contributos

A notícia foi hoje avançada pelo jornal Eco. O documento, cujo esboço foi desenhado por António Costa e Silva, esteve em discussão pública até dia 21 de agosto e a versão final deverá ser apresentada pelo Governo em Bruxelas até ao final da primeira quinzena do mês de outubro, juntamente com o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).
  • António Costa Silva
31 Agosto 2020, 10h28

A visão estratégia para o plano de retoma económica, cujo esboço inicial foi desenhado pelo professor e CEO da petrolífera Partex, António Costa e Silva, recebeu mais de 700 contributos. A notícia foi avançada hoje pelo jornal Eco.

O documento esteve em discussão pública até dia 21 de agosto e a versão final deverá ser apresentada pelo Governo em Bruxelas até ao final da primeira quinzena do mês de outubro, juntamente com o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021). Antes disso, o Governo e Costa e Silva apresentam a nova versão do plano a 15 de setembro.

O documento de 139 páginas que define a Visão Estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 terá, avançou o próprio António Costa e Silva ao jornal Eco, recebido “mais de 700 contributos” de “todas as áreas”, durante os 30 dias em que esteve em discussão pública.

Alguns desses contributos apresentados foram tornados públicos pelas entidades participantes, como foi o caso da associação ambientalista Zero, Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Associação Comercial do Porto e Comité Olímpico de Portugal. Para António Costa e Silva, é um número “muito interessante” de participações e um sinal “muito bom” em termos de participação cívica.

Nas palavras do primeiro-ministro, António Costa, a discussão pública tinha como objetivo “enriquecer o debate”, trazer “novas ideias” e permitir ao país focar-se bem “nas oportunidades que não pode perder”. O líder do Executivo socialista já tinha afirmado ainda que esta discussão pública tem em vista “uma resposta de efeito imediato, mas simultaneamente, a capacidade de projetar a nossa ambição de transformação estratégica do país”.

Segundo o Governo, a Visão Estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 “constitui um documento enquadrador das opções e prioridades que deverão nortear a recuperação dos efeitos económicos adversos causados pela atual pandemia”. “É a partir desta visão estratégica que será desenhado o Plano de Recuperação, a apresentar à Comissão Europeia, com vista à utilização dos fundos europeus disponíveis”, indica.

Com a fase de discussão pública fechada, cabe agora ao Governo e a António Costa e Silva analisar os contributos recebidos e incluir propostas na Visão Estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030. A conclusão dos trabalhos deve acontecer até dia 15 de setembro, estando previsto um mês depois o envio do esboço do plano de recuperação à Comissão Europeia. A versão final do documento será entregue em Bruxelas até 30 de abril do próximo ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.