[weglot_switcher]

Portugal paga as taxas mais negativas de sempre para emitir 1.500 milhões em dívida de curto prazo

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública colocou 750 milhões de euros em dívida a 12 meses, com uma taxa de alocação de -0,522% e 750 milhões de euros em dívida a seis meses com uma taxa de -0,554%.
20 Janeiro 2021, 10h50

Portugal pagou menos para colocar 1.500 milhões de euros em dívida de curto prazo, o montante máximo pretendido, num leilão duplo realizado esta quarta-feira.

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública colocou 750 milhões de euros em dívida a 12 meses, com uma taxa média ponderada de -0,522%, que compara com os -0,497% no último leilão, que ocorreu em setembro do ano passado. A procura fixou-se em 1,97 vezes superior à oferta.

A agência liderada por Cristina Casalinho emitiu ainda 750 milhões de euros em dívida a seis meses, a uma taxa de juros de -0,554%, que compara com os -0,520% em setembro. A procura superou 2,55 vezes a oferta.

Na semana passada, Portugal pagou pela primeira vez uma taxa negativa, de -0,012% para emitir dívida benchmark, ou seja, a 10 anos.

“Ambos os leilões fixaram as taxas mais baixas de sempre para ambas as maturidades. Este novo mínimo histórico mostra bem o suporte que o Banco Central Europeu tem vindo a dar a todos os países através do seu programa de compra de ativos. Tendência que se deve manter pelo menos enquanto tivermos na situação atual com as economias tão debilitadas e a necessitar de um constante suporte por parte dos Governos e Bancos Centrais”, assinala Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa.

No primeiro trimestre, o IGCP prevê angariar até 4.250 milhões de euros através da emissão de Bilhetes do Tesouro, pelo que tem mais dois leilões duplos de dívida de curto prazo agendados: a 17 de fevereiro uma emissão a três e 11 meses e a 17 de março a seis e 12 meses. Segundo o programa de financiamento da instituição presidida por Cristina Casalinho para este ano, as necessidades de financiamento líquidas de Portugal para este ano deverão situar-se em cerca de 14 mil milhões de euros este ano.

(Atualizado às 14h19)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.