[weglot_switcher]

Portugal quer angariar até 1.250 milhões de euros em dívida a 9 e 14 anos

No primeiro leilão do ano, o IGCP vai realizar dois leilões das Obrigações do Tesouro com maturidade em 18 de outubro de 2030 e 12 de outubro de 2035.
  • Cristina Bernardo
8 Janeiro 2021, 13h43

A primeira emissão de dívida portuguesa tem lugar na próxima quarta-feira, num leilão duplo de longo prazo, onde Portugal espera arrecadar até 1.250 milhões de euros.

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai realizar dois leilões das Obrigações do Tesouro (OT) com maturidade em 18 de outubro de 2030 e 12 de outubro de 2035. A instituição presidida por Cristina Casalinho aponta um montante indicativo global entre mil milhões de euros e 1..250 milhões de euros, segundo o comunicado divulgado pelo Tesouro esta sexta-feira.

Segundo o programa de financiamento do IGCP para 2021 publicado esta quinta-feira, a instituição presidida por Cristina Casalinho prevê angariar 15 mil milhões de euros através da emissão de dívida de longo prazo, através de leilões, mas também vendas sindicadas.

“A estratégia de financiamento para 2021 centrar-se-á na emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros em EUR com realização regular de emissões de OT, para promover a liquidez e um funcionamento eficiente dos mercados primário e secundário”, explica a instituição, dando nota de que “oportunidades para realizar operações de troca e recompras de títulos serão exploradas”.

As necessidades de financiamento líquidas de Portugal para este ano deverão situar-se em cerca de 14 mil milhões de euros este ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.