[weglot_switcher]

Portugal tem a sétima taxa de desemprego mais elevada da Europa (com áudio)

Espanha continua a ser o país europeu com o desemprego mais elevado, ainda que tenha visto essa taxa recuar em abril. Também em Portugal houve uma queda, mas o desemprego luso mantém-se acima da média comunitária.
1 Junho 2023, 10h19

A taxa de desemprego registada em Portugal recuou em abril, mas manteve-se acima da média tanto da zona euro, como da União Europeia (UE). E de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat, a taxa lusa foi mesmo a sétima mais elevada entre os vários países europeus.

“Em abril de 2023, a taxa de desemprego na zona euro foi de 6,5%, abaixo dos 6,6% registados em março de 2023 e dos 6,7% verificados em abril de 2022. A taxa de desemprego na UE situou-se em 6% em abril de 2023, estável face a março de 2023 e abaixo dos 6,1% registados em abril de 2022”, adianta o gabinete de estatísticas esta manhã.

Em comparação, em Portugal, a taxa de desemprego fixou-se em 6,8% no quarto mês do ano, menos 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior, mas mais 0,9 pontos percentuais do que há um ano. Ou seja, em linha com o registado no conjunto da área da moeda única, o desemprego encolheu em cadeia em Portugal no arranque do segundo trimestre.

No entanto, depois dos acréscimos sucessivos registados no final de 2022, a taxa lusa continua acima da média da zona euro e da UE. E está mesmo entre as dez piores do Velho Continente, mostram os dados do Eurostat: é a sétima mais elevada, estando atrás de Espanha (12,7%), Grécia (11,2%), Itália (7,9%), Lituânia (7,5%), Suécia (7,2%) e França (7,%).

Do outro lado da tabela, a República Checa e a Polónia destacam-se, com taxas de desemprego de 2,7%. No entanto, nesses países, abril não foi sinónimo de recuos do desemprego: no primeiro, houve um ligeiro agravamento em cadeia de 0,1 pontos percentuais, enquanto no segundo a taxa estabilizou.

Desemprego jovem recua na UE

A nota divulgada esta manhã pelo Eurostat dá conta também de como está a evoluir o desemprego jovem na União Europeia e na zona euro, sinalizando que abril ficou marcado por recuos em cadeia e em termos homólogos.

“Em abril de 2023, a taxa de desemprego jovem foi de 13,8% na UE e de 13,9% na zona euro, ambas abaixo dos 14% registados no mês anterior”, explica o gabinete de estatísticas.

No total, havia, então, 2.664 milhões de jovens sem emprego no bloco comunitário em abril.

Atualizada às 10h38

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.