[weglot_switcher]

Preços da habitação aumentam 11,2% no segundo trimestre

Apesar da subida, os dados do INE revelaram uma interrupção da aceleração dos preços, que tinha sido consecutiva durante os cinco trimestres anteriores.
21 Setembro 2018, 11h27

No segundo trimestre de 2018, os preços da habitação registaram um aumento de 11,2%, menos um ponto percentual que no trimestre anterior, em termos homólogos. Com esta subida, a aceleração dos preços, que foi consecutiva durante os cinco trimestres anteriores, é interrompida, revelou o Instituto Nacional de de Estatísticas (INE), esta sexta feira, 21 de setembro.

”O aumento observado nos preços neste período foi mais intenso no caso das habitações existentes (12,6%, o dobro do apresentado para as habitações novas)”. adiantou o INE.

”No trimestre de referência, o ritmo de crescimento dos preços das habitações existentes foi o dobro do observado nas habitações novas (12,6% e 6,3%, respetivamente). Em relação ao trimestre anterior, o IPHab [Índice de Preços da Habitação] aumentou 2,3% (3,7% no primeiro trimestre de 2018), devido sobretudo ao comportamento dos alojamentos existentes, que registaram uma taxa de variação de 2,9%, tendo os alojamentos novos apresentado um aumento residual de 0,1%.” anuncia o comunicado.

Segundo o INE, foram registadas, entre abril e junho de 2018, 45.619 habitações transacionadas, ”o que representa um aumento de 23,7% face ao mesmo período do ano anterior”.

O valor das rendas também subiu, estimando um acréscimo de aproximadamente 6,2 mil milhões de euros, ”mais 34,9% do que no segundo trimestre de 2017.”, revela o instituto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.