[weglot_switcher]

Presidente da República considera “razoável” subida do salário mínimo para 635 euros

O chefe de Estado discorda do presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, que considera que o aumento salarial “não tem racionalidade económica” e que vai permitir ao Estado arrecadar 126 milhões de euros por mês.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
23 Novembro 2019, 20h17

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que a subida do salário mínimo nacional para 635 euros, em 2020, é “razoável” no contexto português. O chefe de Estado discorda do presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, que considera que o aumento salarial “não tem racionalidade económica” e que vai permitir ao Estado arrecadar 126 milhões de euros por mês.

“O Presidente da República promulgou e ao promulgar disse que parecia razoável para o contexto português. Não mudo de opinião em 15 dias ou um mês”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta às críticas de António Saraiva.

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou, a 15 de novembro, o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de um de janeiro do próximo ano.

“Esperando que possa ser assegurado um crescimento da economia portuguesa, que permita atualizações cada vez mais significativas dos rendimentos dos Portugueses, nomeadamente dos que ainda auferem o salário mínimo nacional, o Presidente da República promulgou o diploma do Governo que atualiza o valor da retribuição mínima mensal garantida para 2020”, refere uma nota publicada no site da Presidência da República.

Segundo a consultora EY, a subida do salário mínimo dá mais 31,15 euros líquidos por mês aos trabalhadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.