[weglot_switcher]

Presidente da supervisão do BCE alerta banca para risco de aumento das insolvências

“É extremamente improvável que tenhamos um período de mudança estrutural em que não haja um aumento dos incumprimentos”, afirmou. “As regiões industriais da Europa terão um aspeto muito diferente no futuro, dependendo da disponibilidade de energias renováveis nos diferentes países”.
19 Março 2024, 10h50

A presidente do Conselho de Supervisão do BCE, Claudia Buch, alertou em entrevista ao “Financial Times”, que a banca tem tempos mais difíceis pela frente. A alemã responsável pela supervisão da zona euros diz que os bancos vão enfrentar insolvências crescentes, riscos geopolíticos e convulsões nas indústrias com utilização intensiva de energia

“Os bancos europeus devem preparar-se para o aumento das insolvências, maiores riscos geopolíticos e perturbações nas indústrias com utilização intensiva de energia”, alertou a responsável pelo principal supervisor bancário da zona euro.

Claudia Buch, que se tornou presidente do braço de supervisão do Banco Central Europeu em janeiro, disse numa entrevista ao “Financial Times” que os bancos “ainda não estavam fora de perigo”, apesar de emergirem no que ela disse ser uma “boa posição” após Covid -19 e guerra na Ucrânia.

O aumento da taxa de juro de referência do BCE para um máximo histórico de 4%, para fazer face à subida da inflação no ano passado, “ainda tem de ser filtrado pelo sistema financeiro”, disse Buch, acrescentando que as falências e os incumprimentos de empréstimos deverão continuar a aumentar durante algum tempo.

“É extremamente improvável que tenhamos um período de mudança estrutural em que não haja um aumento dos incumprimentos”, afirmou. “As regiões industriais da Europa terão um aspeto muito diferente no futuro, dependendo da disponibilidade de energias renováveis nos diferentes países”.

“As empresas terão de se adaptar”, prevê a responsável. “Isto é algo que os bancos têm de ter em conta”, frisou.

As insolvências europeias caíram acentuadamente em 2020-22, quando os governos forneceram grandes quantidades de ajuda às empresas para atenuar o impacto da pandemia e da crise energética causada pela guerra da Ucrânia/Rússia. Mas, desde então, aumentaram mais do que os níveis anteriores à pandemia, uma vez que a estagnação do crescimento, o aumento dos custos dos empréstimos e os elevados preços da energia afetaram mais empresas.

O FT revela ainda que os bancos da região registaram um aumento dos lucros, uma vez que os baixos níveis de incumprimento e as elevadas taxas de juro aumentaram as margens dos empréstimos. Isto colocou-os no caminho certo para devolver mais de 120 mil milhões de euros aos acionistas em 2024, um aumento de mais de 50% em relação ao ano passado, segundo o jornal britânico.

No entanto, Claudia Buch preocupa-se com a complacência porque os métodos que os bancos utilizam para avaliar o risco são demasiado retrógrados. “A maioria dos modelos de risco que os bancos estão a utilizar não nos dá uma ideia de como os riscos irão evoluir no futuro, porque se baseiam no passado”, afirmou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.