[weglot_switcher]

Presidente do banco Citigroup vai receber prémio de mais de 11 milhões de euros

Metade da verba será entregue em dinheiro e a outra metade em ações do banco, que serão recebidas ao longo dos próximos quatro anos.
28 Novembro 2019, 12h01

A nova presidente do Citigroup e provável próxima presdiente executiva do banco, Jane Fraser, 52 anos, vai receber um prémio de 12,5 milhões de dólares (cerca de 11,3 milhões de euros) “em reconhecimento pela promoção recente […] por aprimorar uma liderança de continuidade e o planeamento de gestão de sucesso”, de acordo com o “Financial Times”.

O jornal anglo-saxónica citou um documento regulatório do banco para noticiar o bónus, cuja metade da verba será entregue em dinheiro e a outra metade em ações da empresa, que serão recebidas ao longo dos próximos quatro anos.

Fraser é considerada uma das gestoras mais experientes no Citigroup, estando no banco há 15 anos. Em 2018, recebeu uma remuneração total de 9,2 milhões de dólares (cerca de 8,3 milhões de euros) como presidente executiva do Citigroup para as operações na América do Sul. Em outubro, foi nomeada presidente e está na linha da frente para suceder a Michael Corbat como CEO do banco.

A promoção de Fraser colocou-a na posição de poder vir a ser a primeira mulher a liderar um dos grandes bancos dos EUA, numa altura em que, de acordo com a “Bloomberg”, a banca norte-americana está pressionada para melhorar a diversidade de género nas suas direções. Em abril, os sete maiores bancos dos EUA era liderados por homens brancos – o facto motivou, então, uma audições no Congresso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.