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Procura de elétricos subiu 96% em fevereiro. Oferta aumentou 119%

A procura por viaturas usadas recuou 2%, enquanto a oferta aumentou 10%, em termos homólogos. Ao nível dos veículos elétricos, observaram-se subidas intensas ao nível de ambos os indicadores.
18 Março 2024, 13h56

A procura por veículos usados caiu 2% em fevereiro, ao passo que a oferta avançou 10% em fevereiro, face ao mesmo mês do ano passado, de acordo com uma análise do portal Standvirtual, para compra e venda de usados. Ainda assim, os números dispararam ao nível dos 100% elétricos.

A procura por veículos elétricos subiu 96% em fevereiro, face ao mesmo mês do ano passado, no mercado de usados. Ao nível da oferta, a oferta tomba de forma mais agressiva, em 119%. No caso das viaturas a gasolina, a procura subiu 3%, ao passo que a oferta aumentou 21%. No caso do diesel, registaram-se quedas tanto na procura como na oferta, na ordem de 14% e 2%.

O diesel (56%) e a gasolina (27%) continuam a ser as tipologias mais procuradas. No caso dos elétricos, híbridos a gasolina, híbridos a diesel e híbridos plug-in atingiram os 16% da oferta no mercado.

A procura aumentou nos intervalos de preço acima dos 30 mil euros (10%), e entre 15 e 30 mil euros (3%). Por outro lado, houve um decréscimo nos veículos abaixo de 15 mil euros (9%). Por outro lado, a oferta subiu em todos os casos, na ordem de 23%, 10% e 6%, respetivamente, face a fevereiro.

Em relação aos anos de matrícula, a procura aumentou no intervalo de 1 a 3 anos (20%) e nas viaturas com até 1 ano (8%). Em simultâneo, a maior queda deu-se entre 10 e 15 anos (16%), seguido pelos 3 a 5 anos e 5 a 10 anos, na ordem de 3% e 2%, respetivamente.

Ao nível da oferta, houve aumentos em quase todos os intervalos em estudo, exceção feita aos carros com 3 a 5 anos (perda de 8%) e nos 10 a 15 anos (1%).

Ao nível dos segmentos, a procura subiu de forma mais acentuada nos SUV (16%), nos citadinos e nos sedan (perto de 4% em ambos os segmentos) e coupe (1%), em termos homólogos, no mês de fevereiro. A procura desceu nos restantes segmentos, particularmente nos pequenos citadinos (53%). Ao mesmo tempo, o registo de maiores subidas ao nível da oferta deram-se nos SUV (28%) e nos citadinos (13%).

A procura em fevereiro foi mais forte nos SUV (23%), carrinhas (18%), citadinos e utilitários (16% nos dois segmentos). a oferta supera a procura ao nível dos SUV (26%), carrinhas e utilitários (cerca de 18% em ambos).

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