[weglot_switcher]

Procura por carros elétricos usados continua a crescer

Segundo o Standvirtual, apenas os veículos elétricos (usados) e elétricos premium (usados) registaram um aumento da procura em novembro face ao mês homólogo, com crescimento de 20% e 43%, respetivamente.
18 Dezembro 2023, 21h01

A procura por automóveis a gasóleo registou uma quebra homóloga de 16% em novembro, de acordo com o Panorama Mensal do Mercado Automóvel do Standvirtual que aponta, porém, para o crescimento do mercado de veículos elétricos usados.

Em comunicado de imprensa, a plataforma detalha que apenas os veículos elétricos (usados) e elétricos premium (usados) registaram um aumento da procura em novembro face ao mês homólogo, com um crescimento de 20% e 43%, respetivamente. Quanto à procura, o Standvirtual dá conta de uma subida homóloga de 82% no mercado de elétricos e de 79% no de elétricos premium.

No que diz respeito à oferta de carros a gasolina e a diesel, a plataforma registou aumentos de 25% e 3%, pela mesma ordem, em relação a novembro de 2022. “No entanto, há uma diminuição de procura nos carros a diesel e a gasolina (cerca de -16% em ambas as tipologias)”, refere, ainda, a nota enviada à comunicação social.

Segundo o Standvirtual, os Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel correspondem a cerca de 16% da procura e 13% da oferta registada em novembro deste ano.

Quanto às tipologias, os veículos a Diesel (55%) e a Gasolina (27%) continuam a ser os mais procurado.

No que diz respeito ao intervalo de preços, os carros acima de 30 mil euros “são os únicos que revelam um ligeiro aumento de procura (+1%) em novembro, face ao mesmo período do ano passado”, refere a plataforma, acrescentando que, para os “os veículos abaixo de 15 mil euros e entre 15 mil e 30 mil, a procura desce em comparação ao período homólogo do ano anterior (-20% e -2%, respetivamente)”.

Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual, explica que, “apesar de ainda se manter uma dinâmica de mercado negativa, há uma constante recuperação da oferta no mercado de usados ao longo deste ano, tal como podemos verificar durante o mês de novembro. Pelo contrário, a procura segue abaixo dos valores alcançados em 2022, uma tendência que tem sido influenciada pela conjuntura económica que estamos a viver atualmente”.

“No tipo de combustível, continuamos a observar uma diminuição do interesse dos consumidores quando falamos de carros a gasóleo, com os carros eletrificados a serem cada vez mais procurados”, acrescenta o mesmo responsável, citado na nota de imprensa do Standvirtual.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.