[weglot_switcher]

Professores e alunos chamados para exames nos feriados (com áudio)

O município de Oeiras, onde acontece a primeira sobreposição feriado-prova, está a negociar a vigilância do exame do 8º ano com um dia de férias.
29 Maio 2023, 07h57

Existem provas de aferição e exames nacionais marcados para dias de feriado municipal, avança o “Diário de Notícias” esta segunda-feira. O Ministério da Educação explica ao diário que “devido ao prazo estabelecido para a realização das provas e exames não é possível compatibilizar com todos os feriados municipais do país”.

A primeira sobreposição acontece na próxima semana, a 7 de junho, dia em que é feriado em Oeiras mas os alunos vão ter de realizar a prova de aferição de Matemática do 8º ano.

Ainda que os diretores dos agrupamentos escolares dos municípios atingidos pela sobreposição remetam as responsabilidades para o Ministério de João Costa, a tutela aponta que a distribuição de serviço e toda a organização logística está a cargo das escolas. O “DN” adianta que existem diretores de agrupamentos de Oeiras a tentar mobilizar o corpo docente para a vigilância dos exames a troco de mais um dia de férias.

A publicação nota que, apesar de Oeiras ser o primeiro município a ter uma prova de aferição no feriado, não é caso único. O exame nacional de Matemática do 9º ano realiza-se e 16 de junho, data em que Espinho e Olhão celebram feriado municipal, enquanto dia 20 é a vez de Corvo, Açores e Ourém com os exames de Geografia A e História da Cultura e das Artes.

No dia 22, Vila Pouca de Aguiar interrompe o feriado para que os alunos realizem o exame nacional de História A e Espanhol, sendo que o Barreiro tem o feriado marcado para 28 de junho, dia das provas de Matemática, MAC e Latim.

Mas a marcação de provas e exames nos feriados municipal não é exclusiva da primeira fase dos mesmos, uma vez que existem provas da segunda fase já marcada para dias celebrados municipalmente em julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.