[weglot_switcher]

PS-Açores “aguarda com confiança e serenidade” resultado final das eleições regionais

Coordenador da campanha eleitoral socialista realçou que a projeção da Universidade Católica coloca em cima da mesa cenários que vão desde a manutenção da maioria absoluta até à formação de uma maioria de direita, liderada pelo PSD. Há que esperar pelo escrutínio, “freguesia a freguesia, círculo eleitoral a círculo eleitoral”, garantiu Francisco César.
  • Francisco César
25 Outubro 2020, 20h49

O coordenador da campanha eleitoral do PS-Açores, Francisco César, fez uma primeira reação à projeção da Universidade Católica revelada pela RTP-Açores que indica a perda da maioria absoluta na assembleia legislativa regional como cenário mais provável, dizendo que os socialistas açorianos “aguardam com confiança e serenidade” o escrutínio numa “longa noite” em que será necessário aguardar pelos resultados “freguesia a freguesia, círculo eleitoral a círculo eleitoral”.

Francisco César preferiu destacar a “grande vitória do PS”, que aparece cinco pontos percentuais à frente do PSD na projeção, realçando que os intervalos de resultados avançados pela Universidade Católica permitem três cenários, entre a manutenção da maioria absoluta, uma maioria relativa do PS-Açores e uma maioria de direita, juntando PSD, CDS, Chega, Iniciativa Liberal e PPM.

Quanto à possibilidade de uma “geringonça” nos Açores, com o PS a governar com apoio dos deputados do Bloco de Esquerda e da CDU – prevê-se também que o PAN possa entrar pela primeira vez no parlamento açoriano -, o coordenador da campanha eleitoral disse que “é muito cedo para comentar isso”.

Garantido foi pelo dirigente socialista que o PS-Açores “será sempre uma referência de estabilidade” na região autónoma, ainda que, como foi recordado na conferência de imprensa, o presidente do governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, ter dito durante a campanha que poderia haver uma crise política caso deixasse de existir maioria absoluta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.