[weglot_switcher]

PS Madeira: “Os impostos que os madeirenses pagam serviram para pagar os erros de governação do passado”

O deputado socialista Victor Freitas criticou que o Governo regional da Madeira critique o Executivo de António Costa, apesar da melhoria em diversas áreas.
1 Julho 2019, 17h30

O PS Madeira criticou hoje a postura do Governo regional da Madeira nos últimos anos, por o Governo da República ter passado do PSD para o PS no final de 2015.

“O Governo do PSD de Lisboa era bom quando só dava 11 milhões de euros para o subsidio social de mobilidade, quando viajavam 60 mil madeirenses por ano. O Governo atual do PS não é tão bom, mas dá mais 30 milhões por ano para o subsídio de mobilidade e hoje viajam mais de 120 mil pessoas”, começou por destacar o deputado socialista Victor Freitas (à direita na foto) esta segunda-feira, 1 de julho.

“O Governo do PSD de Lisboa eram bom quando roubava dinheiro nos jogos de Santa Casa, agora que o Governo de António Costa nos manda os 17 milhões de euros para aplicar na saúde e nos apoios sociais, já merece ser atacado”, continuou no seu discurso realizado em Machico no âmbito do Dia da Madeira.

O deputado também frisou que para o PSD Madeira, “os governos do PSD de Lisboa eram bons porque não assumiam nem um cêntimo para as obras do novo hospital. Agora, o PSD diz que António Costa é menos bom porque só financia 50% do hospital”.

E apontou que no “anterior Governo do PSD, os madeirenses pagavam a sobretaxa de IRS que era enviada para Lisboa. Agora que o primeiro-ministro acabou com a sobretaxa e já ninguém paga, e todos os impostos ficam nos cofres da região, para o PSD o Governo do PS já não é bom”.

Victor Freitas também abordou os apoios aos luso-descendentes regressados da Venezuela, devido à crise social e política no país sul-americano. “Os Governos do PSD eram bons quando não davam um cêntimo para a Madeira para apoiar os regressados da Venezuela. Agora que o Governo do PSD apoia em milhões de euros para a educação, saúde ou apoios sociais dos luso-descendentes, o PSD preferia que fossem os madeirenses a pagar sozinhos este apoio.

“Foi assim quando pagamos a dívida da Madeira”, o “PSD é amigo dos inimigos da Madeira”, criticou o socialista.

“Depois de tudo o que passámos com a crise das finanças públicas regional, infelizmente continuamos a viver num plano de ajustamento real. Discutimos este mês as contas da região de 2017, verificamos que dos nossos impostos, ou dos impostos que os madeirenses pagam, 42% serviram para pagar a dívida e os erros de governação do passado. Os erros do passado batem à porta no presente”, sublinhou Victor Freitas no seu discurso.

“Não tínhamos dinheiro nem sequer para pagar aos funcionários públicos e manter os serviços públicos de saúde e de educação. Para um madeirense pagar os mesmos impostos que paga um contribuinte continental, teríamos que pagar menos 30%, segundo os estudos feitos pelo Governo regional. Infelizmente na Madeira nós somos o povo do país que paga mais impostos mais altos”, afirmou, apontando a “má governação da direita”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.