[weglot_switcher]

Quais são os benefícios de uma solução True Cloud ERP?

Descubra por que razão é cada vez maior o número de empresas em Portugal a escolher operar na Cloud.
21 Abril 2023, 07h55

Os últimos anos têm sido marcados pela tendência das empresas para a desmaterialização.  A mudança para a Cloud é o próximo passo deste processo.

O ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema de planeamento empresarial que está a tornar-se uma ferramenta essencial para a gestão de uma organização. Seja no planeamento de stocks, na distribuição de recursos humanos ou na recolha e tratamentos de dados, o ERP é uma ferramenta essencial para aumentar a eficácia das empresas

A maior questão na hora de escolher um sistema ERP para o seu negócio é saber se deve adquirir um sistema instalado localmente ou um baseado na Nuvem.

O modelo de implementação de ERP escolhido pode assim ter um impacto a longo prazo para o desenvolvimento do seu negócio.

Como afirma a Feedzai, com um ERP da Oracle NetSuite: “passamos a consolidar todas as tarefas no mesmo local o que nos permite revogar a necessidade de ter ferramentas diferentes para a mesma tarefa, ao mesmo tempo com fluxos de trabalho personalizados e visibilidade de gerente/diretor melhoramos os nossos controlos internos de gastos.”

Preparamos para si alguns dos pontos chave para ajudar na escolha do modelo de implementação de ERP para o seu negócio.

Custos de propriedade.

Uma das maiores diferenças entre estes dois modelos de implementação de ERP é o custo. Um ERP on-premise exige um investimento considerável, em software, hardware e servidores. É ainda necessária uma equipa de IT capaz de instalar e gerir o sistema. A isto acrescem os custos com a manutenção desses equipamento e programas.

Um ERP baseado na Nuvem tem custos muitos menores. Isto porque o provedor do ERP, como a Oracle NetSuite, é quem hospeda e mantém o sistema para todos os clientes, com a sua própria infraestrutura de IT, garantido que o sistema está sempre disponível a ser utilizado. Um ERP na Nuvem não requer investimento em hardware, nem irá obrigar a sua equipa de IT a perder tempo com a sua instalação e manutenção. Os utilizadores só precisam de aceder à Nuvem através da sua ligação à internet.

Por exemplo uma aplicação financeira multiusuário baseado na Nuvem pode ser 50% mais barata do que sua alternativa local. Numa pesquisa recente do Institute of Management Accountants (IMA), os entrevistados citaram o custo mais baixo como o principal benefício de migrar para a Nuvem, seguido pelo acesso a qualquer hora e em qualquer lugar. Um estudo da Hurwitz and Associates descobriu que o custo total de propriedade para uma solução ERP na Nuvem em comparação com uma solução ERP on-premise varia de 35 a 55%.

Segurança.

Com o aumento da cibercriminalidade, juntamente com o aumento do trabalho remoto durante a pandemia, a segurança informática é uma preocupação para qualquer organização, com a cibersegurança a requerer cada vez mais investimento e conhecimento. Os provedores de ERP em Nuvem têm um know how incomparável, sendo a proteção dos seus sistemas uma prioridade máxima. A Oracle NetSuite fornece certificações de segurança de dados padrão do setor, em conformidade com os padrões PCI DSS e SAS 70. Além disso, a Oracle NetSuite segue outros procedimentos rigorosos de segurança, recuperação de desastres e backup, que seriam proibitivos em termos de custos em soluções de ERP on-premise.

Velocidade de implementação.

Implementar um sistema de ERP é uma operação demorada, que necessita de ser planeada de forma minuciosa. Uma instalação de ERP on-premise requer aquisição de material e a sua instalação. Já o ERP em Nuvem pode ser facilmente implementado, em todos os computadores da empresa, em qualquer região. Isto permite uma economia de tempo: um ERP na Nuvem demora 3 a 6 meses a instalar, enquanto a implementação de um sistema de ERP on-premise demora normalmente cerca de 12 meses.

Desempenho e acessibilidade.

Para garantir uma boa performance do sistema de ERP instalado on-premise uma empresa necessita de assegurar a qualidade do seu hardware, dos seus servidores, assim como uma equipa de IT capaz de assegurar a gestão do sistema.

Numa instalação na Nuvem é o provedor que se responsabiliza pelo desempenho do sistema para todos os clientes. Isto significa que todo o sistema está arquitetado desde a raiz para um desempenho eficiente. Isto garante normalmente numa maior disponibilidade do sistema nas aplicações do que nos sistemas ERP instalados on-premise. Por exemplo, a Oracle NetSuite compromete-se a 99,5% de disponibilidade para os seus clientes,  com um desempenho médio de 99,98% de tempo de atividade no último ano no ERP na Nuvem.

Sobre a importância de ter um parceiro de confiança na hora de escolher a sua solução ERP, a gigante tecnológica Feedzai afirma:  A NetSuite é mais do que um Enterprise Resource Planning para nós. É uma ferramenta financeira e um recurso holístico para todas as equipas do nosso departamento financeiro.

Para descobrir todas as vantagens que o ERP pode trazer à sua organização leia aqui e se quiser saber mais sobre como um sistema ERP em True Cloud pode ajudar a sua empresa a crescer com facilidade e segurança, clique aqui.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Oracle NetSuite.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.