Queixas contra agências imobiliárias disparam 20%

No ano passado, só 24 reclamações contra imobiliárias tiveram resposta no Portal da Queixa. E apenas nove foram dadas como resolvidas.

Cristina Bernardo

Entre 7 de junho de 2018 e 7 de maio de 2019, foram inseridas 160 reclamações contra agências imobiliárias, noticia o Dinheiro Vivo, citando os dados do Portal da Queixa. É uma subida de 20% em relação ao período homólogo.

A maioria está relacionada com falhas nos compromissos assumidos (44%). Há também queixas por falta de interesse na venda ou arrendamento (20%), criando entraves à concretização dos negócios, e por não devolução de caução (20%).

Os números de queixas à Deco são bem expressivos. Em 2017, a associação de defesa do consumidor recebeu 595 reclamações contra empresas do ramo. Esse valor passou a 649 em 2018.

No ano passado, só 24 reclamações contra imobiliárias tiveram resposta no Portal da Queixa. E apenas nove foram dadas como resolvidas. Representam 38% e 14% do total.

“Como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais, e o imobiliário não é exceção. Infelizmente, há agentes que põem em causa a seriedade da profissão, algo que se torna mais notório num período em que as dinâmicas do mercado têm promovido o aumento dos profissionais”, cita o Dinheiro Vivo Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal.

Relacionadas

Cartão do Cidadão: atrasos na emissão geram aumento de 133% das queixas

Só este ano, já existem 144 reclamações contra o IRN registadas no Portal da Queixa.

Portugal barra cada vez mais brasileiros nas fronteiras

Os cidadãos cuja entrada é recusada não apresentam uma razão válida para estar no país ou não têm o visto em ordem.

Queixas dirigidas ao Centro Nacional de Pensões disparam 88%

A equipa do Portal da Queixa verificou que, de 5 de maio de 2018 até novembro de 2018, foram recebidas 266 reclamações, e constatou que o número das queixas disparou para 501, entre novembro de 2018 e 5 de maio de 2019, refletindo um aumento de 88%.
Recomendadas

CAP diz que Investimentos florestais com apoio PDR 2020 têm “taxa execução baixa”

Acrescenta aquela Confederação que, avaliada em 31 de Julho, “a taxa de execução financeira do conjunto das operações de âmbito florestal do PDR 2020 era de apenas 39%”.

Pedido Único recebeu 171.350 candidaturas no continente na campanha 2019

O Pedido Único consiste no pedido de pagamento directo das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo, previsto na regulamentação comunitária.

Jornadas de Alimentação Animal. IACA debate impacto da descarbonização no sector

Nas Jornadas vai ser apresentado o InovFeed, o Laboratório Colaborativo para a Alimentação Animal, recentemente aprovado, numa parceria com o INIAV.
Comentários