[weglot_switcher]

Quem é a China Three Gorges?

A CTG, empresa estatal chinesa, foi fundada em 1993, e está entre as maiores empresas do mundo. Esta sexta-feira lançou duas OPAs em Portugal: à EDP e à EDP Renováveis.
  • EDP
12 Maio 2018, 09h30

Em 2012, a China Three Gorges, empresa pública que construiu e gere o projeto hidroelétrico das Três Gargantas, pagou 2.690 milhões de euros por 21,35% da EDP. A CTG, fundada em 1993, está entre as maiores empresas do mundo, com ativos de valor superior a 290 mil milhões de yuans (cerca de 40 mil milhões de euros).

O Estado chinês ficou assim com uma posição estratégica no sector energético português. Na época, os chineses tiveram dificuldade em aceitar que o Governo português aplicasse uma taxa sobre o sector energético, prevista no Orçamento do Estado para 2014 e enquadrada nos compromissos de Portugal com a ‘troika’.

Em outubro de 2013, a China Three Gorges escreveu ao então ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, para transmitir um protesto contra a nova taxa. Os chineses alegavam que essa taxa violava os compromissos anteriormente assumidos – ao mais alto nível – pelo Governo português. E exigiam que a normalidade fosse mantida, de modo a não afetar o valor da EDP e para que a cooperação entre os dois países se pudesse manter. Por outras palavras, a China Three Gorges pagara um valor superior, pela EDP, devido às garantias que lhe foram dadas pelo Governo, em relação à manutenção da estabilidade regulatória no sector.

A CTG acabaria por aceitar a medida a contragosto, mas o então presidente da companhia, Cao Guangjing, não escondeu o desagrado quando em Fevereiro de 2014 esteve em Lisboa, tendo confessado que o investimento na EDP, embora positivo, não gerou o retorno esperado, devido ao impacto de crise económica e da taxa extraordinária sobre o sector energético.

Em outubro do ano passado, a China Three Gorges, já sob o comando de Lu Chun, ‘chairman’ da companhia, reforçou a sua posição na elétrica liderada por António Mexia, tendo comprado 1,9% da empresa, num investimento de 208 milhões de euros, elevando a sua participação para 23,3%. E agora lançaram uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da EDP.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.