[weglot_switcher]

Receitas do turismo disparam 13% para 276,4 milhões de euros em fevereiro

O rendimento médio por quarto ocupado atingiu os 83,8 euros no mês de fevereiro, o que corresponde a uma subida de 6% em relação a janeiro. No entanto, representa um abrandamento face ao aumento de 6,9% registado no mês anterior.
15 Abril 2024, 12h18

O sector do alojamento turístico registou receitas de 276,4 milhões de euros em fevereiro, o que corresponde a um aumento de 13%. No segundo mês do ano o número de hóspedes cresceu 7% para 1,8 milhões de hóspedes, tendo sido registadas 4,3 milhões de dormidas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os municípios de Lisboa e Porto foram os que apresentaram maior crescimento no número de dormidas, de 8,3% e 10,5%, respetivamente.

A grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade das receitas do sector, tendo sido responsável por 36,1% dos proveitos, seguida da região Norte, responsável por 16,1%.

O rendimento médio por quarto disponível registou um aumento de 4,5% em comparação com o período homólogo, tendo chegado aos 37,8 euros em fevereiro. Os valores mais elevados foram registados na grande Lisboa, com um preço médio de 64,9 euros e na região autónoma da Madeira, com 58,5 euros.

Na generalidade dos estabelecimentos turísticos o rendimento médio por quarto ocupado atingiu os 83,8 euros, o que corresponde a uma subida de 6%. No entanto, esta subida representa um abrandamento face ao aumento de 6,9% registado no mês anterior.

O município de Lisboa concentrou 24,3% do total das dormidas registadas em fevereiro, seguido do Funchal, que foi responsável por 10,6%. Já Ponta Delgada foi onde se registaram menos dormidas, com um total de 66,9 mil.

Entre janeiro e fevereiro o turismo apresentou um crescimento de receitas de 11,2%, tendo atingindo os 506,7 milhões de euros. Já o número das dormidas subiu 3,3%, tendo sido registadas 7,7 milhões de dormidas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.