[weglot_switcher]

Regras reforçadas para garantir que “votar é seguro”

Eleitores podem votar antecipadamente e há mais mesas de voto. Brigadas especiais vão recolher votos dos idosos e de cidadãos em confinamento.
17 Janeiro 2021, 19h00

Portugal vai a votos, no dia 24, para eleger o próximo Presidente da República. Com o país a lidar com mais um estado de emergência e um novo confinamento geral, devido à Covid-19, as eleições terão novas regras. O alargamento do voto antecipado e a criação de mais mesas, com menos eleitores por secção, são algumas das medidas adotadas. Será também dada liberdade de circulação para quem desejar ir às urnas e haverá brigadas especiais para recolher votos. Tudo para garantir que votar é “mais seguro do que ir a um supermercado ou restaurante”.

Uma das grandes novidades destas presidenciais prende-se com o voto antecipado em mobilidade, que será aplicado pela primeira vez em eleições para a Presidência da República. Ao contrário do que aconteceu nas legislativas de 2019, será possível votar antecipadamente na sede de cada um dos 308 concelhos do país, ao invés da sede do distrito, como tinha até agora acontecido. Ou seja, quem não puder ou não quiser votar no dia 24, pode exercer o direito ao voto uma semana antes, a 17 de janeiro, em qualquer concelho do país, sem ter de apresentar justificação para tal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.