[weglot_switcher]

Reino Unido ou Holanda? Unilever atrasa escolha para nova sede empresarial

A ideia é deixar a sua estrutura dupla e passar a ter uma única corporação legal, mas os recentes acontecimentos na União Europeia (UE) estão a obrigar a administração da multinacional de bens de consumo a proceder com cautela.
28 Novembro 2017, 15h55

O Conselho de Administração da Unilever está a atrasar a escolha entre o Reino Unido e a Holanda para nova sede da empresa. A ideia é deixar a sua estrutura dupla e passar a ter uma única corporação legal, mas os recentes acontecimentos na União Europeia (UE) estão a obrigar a administração da multinacional de bens de consumo a proceder com cautela.

A escolha do país que vai passar a acolher a sede da Unilever surge numa altura em que a UE vive um contexto político sensível, com as negociações de saída do Reino Unido do bloco europeu e com a incerteza em relação aos contornos que o Brexit terá. A iniciativa tem como principal objetivo proporcionar uma “maior flexibilidade estratégica para mudanças de portefólio de criação de valor”, mas o diretor executivo da Unilever, Paul Polman, sublinha que é preciso que estejam criadas as condições para isso.

“Eu defendo que as decisões sejam adiadas tendo em conta que este é um ‘campo de jogo’ com turbulência política. As comoções do momento são realmente um problema”, considera Paul Polman ao jornal britânico ‘Financial Times’. “A decisão do conselho será para 30 a 50 anos. Queremos fazer a escolha certa e queremos fazê-la de forma adequada”.

Depois de ter recusado a oferta de aquisição da Kraft Heinz, a Unilever predispôs-se a analisar melhor a sua estrutura corporativa e tomar uma decisão em relação ao futuro da empresa até ao final do ano. A fabricante do sabão Dove e dos caldos de sopa Knorr vai participar num evento nesta quarta-feira, onde se prevê que sejam anunciadas novidades, tendo em conta o impasse criado.

O grupo emprega cerca de 169 mil pessoas, com 7.500 no Reino Unido e 3 mil na Holanda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.