[weglot_switcher]

Remunerações sobem acima do previsto, refere Fernando Medina

O governante indicou que as remunerações declaradas à Segurança Social aumentaram 8% entre janeiro e fevereiro quando comparadas com 2022.
17 Abril 2023, 13h24

O ministro das Finanças sustentou que a “economia portuguesa está a remunerar melhor do que o previsto nos termos do acordo” assinado entre o Governo e as confederações na concertação social, onde ficou definido um aumento de 5,1%.

O objetivo comum seria o “crescimento dos salários que nos permitisse aumentar os objetivos do peso dos salários no PIB a nível europeu”, lembrou Fernando Medina durante a conferência de imprensa de apresentação do Programa de Estabilidade 2023-2027.

O governante indicou que as remunerações declaradas à Segurança Social aumentaram 8% entre janeiro e fevereiro quando comparadas com o período homólogo. Nos primeiros dois meses, as remunerações atingiram uma média de 1.309 euros, enquanto em igual período do ano passado estaria em 1.211 euros.

No entanto, Medina esclareceu que as declarações excluem o aumento do emprego verificado no mesmo produto.

“Estamos a ter, em 2023, um arranque de ano com aumentos salariais acima da inflação que se antevê para este ano e andará em linha com o aumento da inflação, mais os ganhos de produtividade esperados na economia, o que significa um ganho no peso dos salários relativamente ao PIB”, sublinhou.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.