[weglot_switcher]

Reserva Federal corta taxas de juro em 25 pontos base

É o primeiro corte na ‘federal funds rate’ desde dezembro de 2008. Jerome Powell já tinha sinalizado a medida para sustentar o crescimento económico num período de incerteza e acabou por corresponder às estimativas dos analistas: a taxa diretora passa para 2-2,25%.
  • Kevin Lamarque/Reuters
31 Julho 2019, 19h00

A Reserva Federal (Fed) norte-americana cortou esta quarta-feira a taxa de juro diretora em 25 pontos base, para um intervalo de 2% a 2,25%, em linha com as estimativas da maioria dos investidores e economistas.

A decisão foi anunciada, em comunicado, no final da reunião de dois dias do Federal Open Market Committee (FOMC).

“À luz das implicações dos desenvolvimentos globais no outlook económico e também da pressões ténues da inflação, o Comíté decidiu baixar o intervalo alvo para o a federal funds rate para 2% a 2,25%”, referiu o banco central.

A descida da federal funds rate é a primeira em mais de uma década (a última foi a 16 de dezembro de 2008) e representa uma viragem na política monetária da maior economia do mundo. Desde 2015, a Fed prosseguia num processo de ‘normalização’ dessa política, tendo no ano passado subido a taxa de juro quatro vezes até chegar ao intervalo de 2,25% a 2,50%.

No entanto, este ano, Jerome Powell, chairman da Fed, tem salientado os riscos negativos que o outlook da economia dos Estados Unidos enfrenta, nomeadamente a guerra comercial com a China, o abrandamento da economia global e a ténue inflação.

Em janeiro, Powell afirmou que o banco central iria adoptar uma postura mais paciente e em junho referiu que estava pronto para agir de forma apropriada para sustentar a expansão económica, abrindo a porta para o corte na taxa de juro.

O FOMC explicou esta quarta-feira que a descida da taxa de juro suporta a visão que a expansão sustentada da atividade económica, as fortes condições no mercado de trabalho e a inflação próxima da meta simétrica de 2% são os resultados mais prováveis, mas salientou que “permanecem incertezas em relação a este outlook“.

Adiantou que à medida que contempla o percurso futuro das taxas de juro, irá continuar a monitorizar as implicações das informações que recebe sobre as perspetivas económica e “vai agir de forma apropriada para sustentar a expansão económica”.

O banco central acrescentou que oito membros do comité votaram a favor da descida na taxa de juro, enquanto dois votaram para manter inalterada.

O Índice Dólar, composto por um cabaz de moeda, reagiu de imediato ao corte de juros e subiu 0,22% para 98,264 pontos. A divisa norte-americana ganhou 0,4% face ao euro para os 1.111 dólares.

[Atualizada às 19h22]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.