[weglot_switcher]

Rosto do colapso da plataforma FTX condenado a 25 anos de prisão

O fundador e ex-CEO da plataforma de transação de criptomoedas, Sam Bankman-Fried, foi considerado culpado de sete crimes de fraude, conspiração e lavagem de dinheiro. A estes soma-se conspiração para cometer fraude em mercadorias e valores mobiliários.
  • Sam Bankman-Fried
28 Março 2024, 16h54

O fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi condenado a 25 anos de prisão pelo seu papel, então como CEO, no colapso daquela plataforma de transação de criptomoedas.

Agora com 32 anos, o empresário foi o principal rosto de um da queda da FTX, tendo sido considerado culpado de sete crimes de fraude, conspiração e lavagem de dinheiro, assim como outras que envolvem conspiração para cometer fraude em mercadorias e valores mobiliários.

Os advogados de defesa de Bankman-Fried defendiam uma sentença de até seis anos e meio, argumentando que é improvável que exista reincidência. Por outro lado, a acusação apelava a que o juiz Lewis Kaplan impusesse 40 a 50 anos atrás das grades e sublinhou que se trata de uma “fraude histórica”.

A audiência decorreu esta quinta-feira e o juiz assinalou “o risco de que este homem esteja em posição de fazer algo muito mau no futuro. E não é um risco trivial”, assinalou. Tendo estes fatores em consideração, a decisão da sentença foi tomada “com o propósito de incapacitá-lo na medida em que possa ser feito de forma adequada por um período de tempo significativo”, disse Kaplan.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.