[weglot_switcher]

Rui Rio considera que “degradação do SNS e do funcionamento dos hospitais é brutal”

O presidente do PSD reagia às notícias de que os chefes das urgências de cirurgia do Hospital de Santa Maria demitiram-se esta segunda-feira com queixas de sucessiva degradação dos serviços nos últimos anos.
23 Novembro 2021, 13h43

“A degradação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do funcionamento dos hospitais é brutal”, afirmou Rui Rio, salientando que a degradação estende-se a outros serviços públicos ao longo dos seis anos de governação do Partido Socialista.

O presidente do PSD falava esta terça-feira, 23 de novembro, durante uma visita à Madeira, depois de na passada segunda-feira os chefes das urgências de cirurgia do Hospital de Santa Maria terem-se demitido, com queixas de sucessiva degradação dos serviços nos últimos anos.

“É evidente que o SNS não pode responder da mesma forma num contexto de pandemia do que num contexto sem pandemia, mas mesmo fazendo esse desconto, a degradação do SNS e do funcionamento dos hospitais é brutal”, frisou.

Rui Rio destacou que não é admissível que a taxa de mortalidade em Portugal tenha subido “de uma forma brutal, por causa da pandemia e por causa da falta de assistência às pessoas que têm outras patologias que não a Covid-19”.

Nesse sentido, o social-democrata vincou que o SNS falhou no seu primeiro e principal objetivo que é salvar a vida das pessoas, falhando depois também no que se refere à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“As pessoas demitem-se porque não têm as condições de trabalho necessárias para fazer um trabalho em condições”, sublinhou, afirmando que os médicos e enfermeiros reclamam porque fazem muitas horas extraordinárias, o que os deixa cansados e exaustos, e que depois essas horas não são pagas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.