[weglot_switcher]

Rui Rio diz que levar plano da TAP ao Parlamento é uma “clara fuga do Governo às suas responsabilidades”

O líder do PSD alerta que será aberto um “precedente muito grave” se o Governo levar o plano de reestruturação da TAP a ser votado no Parlamento.
  • Flickr/PSD
9 Dezembro 2020, 17h37

O presidente do PSD acusou hoje o Governo de fugir às suas responsabilidades se levar o plano de reestruturação da TAP a ser votado no Parlamento.

“Levar o plano da TAP ao Parlamento para votação não é só uma clara fuga do Governo às suas responsabilidades. É abrir um precedente muito grave”, disse hoje Rui Rio nas redes sociais.

“Por esse caminho, poderemos ter qualquer matéria governamental a ser votada em plenário, com todas as consequências daí decorrentes”, afirmou.

No domingo, o comentador Marques Mendes disse que o Governo pretende levar o plano da TAP a ser votado no Parlamento. Até agora, esta intenção ainda não foi avançada oficialmente pelo Governo de António Costa.

“Tanto quanto eu sei, depois do plano de reestruturação da TAP vier de Bruxelas, o Governo quer levar o plano a votação na Assembleia da República. Se chumbar, é o fim da TAP”, disse Luís Marques Mendes na SIC na noite de domingo.

O Governo está hoje a apresentar o plano de reestruturação da TAP aos partidos parlamentares. Amanhã, o plano vai ser entregue à Comissão Europeia para ser avaliado.

Plano de reestruturação da TAP prevê redução de 25% nas rotas e corte de custos com pessoal de 1,4 mil milhões até 2025, conforme revelou hoje o Jornal Económico. Ao mesmo tempo, este plano prevê que o Porto perca um terço das rotas, de 15 para 10.

O ministro das Infraestruturas foi chamado ao Parlamento sobre o plano de reestruturação da companhia aérea que vai ser entregue amanhã na Comissão Europeia. O Bloco de Esquerda quer ouvir Pedro Nuno Santos na terça-feira, faltando o ministro agora confirmar a sua presença nesse dia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.