[weglot_switcher]

Saiba como controlar o seu consumo de eletricidade

Aparelhos, que podem ser instalados no quadro elétrico ou diretamente na tomada, permitem ajudar o consumidor a conhecer o seu perfil, o que se revela uma vantagem na hora de escolher a melhor potência a contratar.
23 Outubro 2018, 07h10

Sabe qual é o seu perfil enquanto consumidor de eletricidade? Se a resposta a esta pergunta for negativa saiba que é mais simples do que à primeira vista pode parecer, através dos aparelhos de monitorização de consumo.

Estes aparelhos, que podem ser instalados no quadro elétrico ou diretamente na tomada, permitem ajudá-lo a conhecer o seu perfil, o que poderá ajudá-lo a escolher a melhor potência a contratar.

Segundo um levantamento feito pela Deco, existem três principais tipos de aparelhos. A pinça e o disjuntor devem ser instalados no quadro elétrico – aconselhando-se que a instalação seja feita por um técnico-, sendo que a primeira é ligada “ao fio elétrico da entrada principal do quadro”, medindo a eletricidade gasta por toda a haboitação, enquanto o segundo mede a eletricidade daquele quadro a que está ligado, podendo ser à casa toda ou não. Ambos os aparelhos comunicam a informação através de wifi.

Já os modelos de tomada destinam-se sobretudo a “ligar e desligar o eletrodoméstico que controlam”, explica o portal do consumidor, acrescentando que basta inserir numa tomada e ligar e desligar o aparelho cujo consumo se quer conhecer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.